A suspensão dos serviços da agência de turismo Tucano Travel foi publicada no Diário Oficial do Estado. O Procon do Espírito Santo informou que a medida foi necessária porque nenhum responsável foi localizado nos endereços cadastrados. A empresa é suspeita de aplicar golpes de viagens e causar prejuízos financeiros aos consumidores.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Instaurou-se um procedimento liminar através da nossa diretoria de fiscalização que, de forma preliminar, deliberou pela suspensão das atividades da empresa. Quando fomos notificar a empresa, tivemos aquela surpresa desagradável, sentida pelos consumidores, que ela não existia mais, que o galpão estava vazio. A deliberação foi então notificá-la pelo Diário Oficial”, explicou a diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira.
Uma cópia do procedimento administrativo instaurado foi encaminhada para a Polícia Civil, que informou que as investigações estão em andamento e detalhes não serão divulgados para não prejudicar as apurações.
Ainda segundo o Procon, a Tucano Travel não possui cadastro no Ministério do Turismo e não tem licença obrigatória para a prestação de serviços.
A empresa terá 20 dias para se manifestar e apresentar sua defesa. O Procon notificou o Facebook para que suspenda as redes sociais da agência de turismo, para que novos consumidores não tenham prejuízos.
A empresária Paloma Franco foi uma das clientes que pagou por quatro pacotes turísticos, chegou a fazer as malas, mas teve os planos frustrados.
“Estava tudo certo. Quando entrávamos em contato com o dono da empresa, ele falava para ficarmos tranquilos. Mas com as malas prontas, no dia marcado, ficamos sabendo por ele que a viagem não aconteceria mais”, recorda, indignada.
LEIA TAMBÉM: Operação contra grilagem prende militares da reserva na Serra
A diretora-presidente do Procon orienta para que os consumidores sempre desconfiem de ofertas abaixo do preço de mercado.
“Consumidores compraram pacotes de viagens a Cancún, no México, por pouco mais de R$ 400, incluindo passagem aérea, hospedagem, serviço de guia e cobertura fotográfica. Outros comprovaram a aquisição de pacote de viagens para regiões turísticas do País por pouco mais de R$ 100. Fica aqui o nosso alerta para que, durante a contratação de serviços, os consumidores suspeitem de preços muito convidativos e abaixo do mercado e que pesquisem bem a idoneidade da empresa que pretende contratar”, acrescentou.
O que diz a Tucano Travel
Procurada, a Tucano Travel informou, por meio de seu advogado, que não está mais vendendo pacotes e que as viagens não realizadas estão sendo pouco a pouco estornadas.
Clique aqui para ler o posicionamento da empresa na íntegra:
Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record TV