Geral

Procon-ES vai notificar a 123milhas após suspensão de viagens

Ficará determinado que a empresa se manifeste no prazo de 20 dias, sob pena de apuração de eventual prática infrativa e aplicação de multa

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Procon-ES vai notificar a empresa 123milhas em virtude da suspensão das viagens que a empresa anunciou na última semana. Vale lembrar que no último dia 18, a agência de viagens online anunciou a suspensão temporária de alguns pacotes promocionais

O Procon capixaba determinará à agência que seja dado um suporte imediato aos consumidores com o intuito de amenizar os transtornos. 

Além disso, também ficará determinado que a empresa se manifeste no prazo de 20 dias, sob pena de apuração de eventual prática infrativa e aplicação de multa.

123milhas suspendeu viagens promocionais

A suspensão de pacotes foi confirmada pela própria agência no último dia 18, em uma publicação no site da empresa.

No texto, a 123milhas explica que suspendeu as emissões de passagens e pacotes da linha promocional (com datas flexíveis) com previsão de embarque entre os meses de setembro e dezembro de 2023. 

A agência também explicou que as vendas desses produtos já haviam sido interrompidas dois dias antes (16 de agosto) e que apesar dessa suspensão, os demais produtos da empresa permanecem sem qualquer alteração.

Por que a 123milhas suspendeu os pacotes?

De acordo com a empresa, a decisão pela suspensão foi tomada devido a “fatores econômicos e de mercado adversos”.

Entre esses fatores esta a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. 

Apesar da suspensão, a 123milhas explicou que os valores pagos pelos clientes que adquiriram produtos da linha promocional, serão devolvidos em formato de vouchers, que poderão ser usados para compra de outros produtos da empresa.

Como denunciar?

Em caso de prejuízo, segundo explica o Procon-ES, as reclamações podem ser registradas pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Procon ou pessoalmente na sede da instituição, na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, Centro, Vitória, mediante agendamento pelo site.

Além disso, o Procon possui outra unidade localizada no Faça Fácil Cariacica, que também atende por agendamento pelo site.

Para o atendimento, os consumidores devem apresentar cópia dos documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF, além dos comprovantes da viagem.

Ministério do Turismo exclui 123milhas de cadastro nacional

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta segunda-feira (21), que a agência de viagens 123milhas foi suspensa do Cadastur, um programa que facilita a obtenção de empréstimos e financiamentos no setor. 

Segundo o chefe da pasta, o modelo de negócio da empresa está “sob análise” do ministério, após a companhia suspender a emissão de passagens da linha promocional e pacotes com datas flexíveis.

No fim de semana, Sabino pediu para que o Ministério da Justiça investigasse a decisão da companhia, classificada como “grave”.

“Nós fomos surpreendidos com o anúncio da empresa de que estaria cancelando os pacotes adquiridos”, disse o ministro.

Empresa se pronunciou sobre o ocorrido

Após a grande repercussão do caso, a empresa 123milhas se pronunciou, por meio de seu site, que “sempre buscou agir com transparência e respeito com os seus clientes”. Confira a nota na íntegra:

“Diante disso, gostaríamos de compartilhar uma atualização importante relacionada ao produto PROMO (passagens aéreas com datas flexíveis). Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.
Estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas.
Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto”. 

* Com informações de Estadão Conteúdo