Quando empresas que alugam patinetes elétricos e bicicleta na capital paulista foram notificadas pela Fundação Procon de São Paulo, para fornececer informações do número de acidentes envolvendo os patinetes. O Procon quer saber se o consumidor está em segurança ao utilizar o serviço.
Entre as informações solicitadas está a restrições de uso, a velocidade máxima atingida pelos equipamentos, as informações fornecidas aos consumidores sobre riscos e regras de trânsito e a oferta de equipamentos de segurança.
No caso de haver alguma infração, a empresa sofrerá penalidade. Itaú Unibanco, Rappi Brasil Intermediação de Negócios, Scoo Mobilidade e Yellow Soluções de Mobilidade foram notificadas.
Aumento de acidentes
O órgão também solicitou dados sobre a quantidade de acidentes ocorridos durante a locomoção com patinetes elétricos e bicicletas alugadas. Segundo Rodrigo Tritapepe, diretor adjunto de atendimento e orientação ao consumidor, não há um levamento sobre este número, mas o Procon reparou o aumento dos casos.
Outro lado
O Bike Itaú disse que desde que começou a ser operado pela startup Tembici, nunca registrou um acidente grave envolvendo bicicletas e usuários, além do fato das bicicletas terem sido reformadas para oferecer mais segurança. Já a Scoo, afirmou que a empresa informou ainda que tem profissionais uniformizados nas estações de patinete que passam orientações sobre o uso correto do equipamento, além de fornecer gratuitamente o capacete.
A Yellow afirmou que está em contato com o Procon para fornecer todos os dados solicitados e acrescentou que vai doar aos seus usuários 20 mil capacetes até o final do ano, sendo que 2 mil foram entregues até este momento, e que vai inaugurar uma academia com oferta de cursos gratuitos sobre condução de patinete e de bike. A Rappi não se pronunciou.
Dicas
O Procon orienta ao consumidor não trafegar entre os carros. “Dirija com cuidado, respeite as regras de trânsito, evite vias movimentadas. As empresas realmente precisam prestar essa informação e fornecer o equipamento de segurança”, disse Tritapepe.
Caso ocorra um acidente, a empresa não forneça as informações corretamente ou o consumidor observe que o equipamento não está em boas condições, o usuário pode buscar seus direitos. “A empresa pode ser multada e sofrer as consequências legais. O Procon tem seus canais para recebimento de reclamações ou o aplicativo que pode ser baixado no celular, onde se pode fazer o registro dessa reclamação”, ressaltou o diretor do órgão.