A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) de Guarapari realiza ações informativas e de orientação para consumidores e produtores rurais que comercializam produtos de origem animal em feiras da cidade. O projeto é parte do processo de Ordenamento das Feiras Municipais, conforme a Lei Municipal 4142/2017.
O objetivo é o fazer cumprir a lei e fortalecer as agroindústrias de pequeno porte do município. “Não podemos permitir, em nossas feiras e comércios, a venda de alimentos sem procedência. Através do selo do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), estamos garantindo a qualidade dos produtos produzidos por essas agroindústrias, pois eles serão vistoriados e receberão toda assistência técnica da Semag. Estamos cuidando para que a população, que consome os produtos das agroindústrias de Guarapari, saiba que está consumindo alimentos de muita qualidade”, informou a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Christina Santos.
O registro em órgãos de inspeção, seja municipal, estadual ou federal, não é apenas uma questão de saúde pública, sem ele o produtor não poderá comercializar os produtos nas feiras de Guarapari.
Segundo o município, a previsão em de que em três semanas todos os produtos de origem animal estejam rotulados e com selo de inspeção. Guarapari possui agroindústrias que comercializam produtos de origem animal como mel, laticínios, ovos caipiras, pescados, linguiças e defumados, por exemplo.
A Semag informou que a intensão do S.I.M. é regularizar e agregar valor a esses produtos. “A agroindústria quando inscrita no Serviço de Inspeção Municipal, é acompanhada, recebe treinamentos, orientações e tem seus produtos inspecionados. Isso abre mercado para os produtores que podem acessar, inclusive, as compras governamentais, como por exemplo, a merenda escolar”, afirmou o médico veterinário, coordenador do S.I.M., Arivald Santos Ribeiro.