Geral

Professora desenvolve projeto que incentiva produção de texto entre alunos de Cachoeiro

Os alunos do Ensino Fundamental da Escola Hosana Salles foram destaque entre os alunos do Ensino Médio de todo o Espírito Santo

Foto: Divulgação

A professora de Língua Portuguesa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio ‘Professora Hosana Salles’ (EEEFM), de Cachoeiro de Itapemirim, é Patrícia Peres Ferreira Nicolini, desenvolveu um projeto entre seus anos do 9º ano, que incentiva a leitura e a produção de texto. A turma foi a única do ensino fundamental a ter acesso à plataforma Letrus, e os resultados foram satisfatório com cinco notas 1.000, com os melhores resultados entre as escolas do Espírito Santo.

O projeto já é desenvolvido há três anos. “Eu sempre dividia as turmas, mas neste ano, o projeto teve um diferencial. Pedi para a direção da escola me deixar com as duas turmas do 9º ano. Eu tinha feito uma revisão do projeto e queria aplicar nas duas turmas. O 9º ano é a transição dos alunos para o Ensino Médio e, além desse desafio, vem também a questão social. A escola fica em uma área de risco social e perdemos muitos alunos ao longo do ano. Muitos deles não ingressam no Ensino Médico. No Brasil temos milhões de jovens que estão afastados da escola, principalmente, nessa fase de transição”, explica Patrícia.

Além do projeto e o acesso piloto à plataforma Letrus, são trabalhadas também as competências cognitivas de leitura e produção de texto, juntamente com competência sócioemocionais. “Os alunos tiveram melhor desempenho em qualidade e quantidade, comparados aos alunos do Ensino Médio que tiveram acesso a Plataforma. Em termos de produção, os meus alunos foram destaques entre os alunos da Superintendência de Cachoeiro, que atende todo o sul do estado”, continua a professora.

Incentivo

Para motivar e incentivar as turmas, Patrícia teve a ideia de fazer uma premiação entre eles. “Tive a ideia de contemplar as melhores redações com certificações e pequenos brindes, tudo simples, mas com muito carinho e amor, trabalhando a motivação. Eles tiveram um grande destaque, o que foi reconhecido pela própria Superintendência. É uma história bacana de uma turma muito difícil, muito diferente da que peguei no início do ano e a que estou entregando para o Ensino Médio. É uma turma diferente, bem melhor em termos de acreditar neles mesmos”, ressalta.

Foto: Divulgação

Além das sequências didáticas, para trabalhar estratégias de leitura e escrita, também foram trabalhadas ações que contemplavam a autoestima, solidariedade e sentimento de pertencimento. “Visitamos o Lar Nina Arueira, passamos uma tarde com os idosos, e também fizemos uma visita ao IFES. Tive a ideia de fazer a certificação das melhores redações e trabalhar com elogios ao crescimento de cada aluno”, completa a professora.

Patrícia é mestre em Cognição e Linguagem pela UENF, com Projetos de Leitura e Escrita premiados nacionalmente. Em 2017, foi eleita Professora Inspiradora do Espírito Santo pela Quizlet. E em maio deste ano, foi escolhida entre 20 professores de todo Brasil para receber uma homenagem na VTEX DAY, a maior feira de tecnologia da América Latina e participar de um bate papo com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.