A professora cachoeirense de Língua Portuguesa, Patrícia Peres Ferreira Nicolini, foi selecionada para a segunda fase do Prêmio Professor Transformador, promovido pela BASE2EDU Transformadores em rede e pela BETT Educar, por seu projeto de leitura e escrita, desenvolvidos com os alunos da E.E.E.F.M. Professora Hosana Salles, localizada no bairro Aeroporto, em 2019.
O objetivo do prêmio é reconhecer práticas inovadoras de professores de todo o país que tenham como proposta a transformação das salas de aula em ambientes criativos. “O prêmio reconhece, inspira e conecta profissionais de todo país, contribuindo para a inovação na educação e para a valorização do professor que de fato está transformando a sociedade a partir do seu trabalho na sala de aula”, comenta o professor Alexandre Merofa, co-fundador da Base2Edu.
O projeto ‘Elementar, meu caro leitor’, da professora de Cachoeiro de Itapemirim, está entre os 350 projetos mais bem pontuados. Agora, a professora vai receber o certificado e o selo Professor Transformador 2020, além de integrar uma vitrine e comunidade exclusiva para conexão com outros educadores.
Na 2ª etapa, Patrícia Peres está concorrendo a uma viagem para Londres com participação na BETT EDUCAR em 2021 e o valor de R$ 7 mil. A previsão é que o resultado final seja divulgado no mês de abril.
‘Elementar, meu caro leitor’
Nas aulas de Língua Portuguesa, com Patrícia, os alunos do 9º ano estudaram o gênero textual narrativa de mistério no intuito de potencializarem suas competências de leitura e escrita. “Esse gênero textual se vale de recursos que criam tensão e, sobretudo, procuram intrigar o leitor apresentando-lhe ocorrências incomuns e ambíguas, que poderão se revelar naturais, frutos de equívocos, ilusões, fraudes e crimes”, explica a professora.
Segundo ela, os alunos se envolveram no projeto. “Minha intenção é mostrar estratégias de leitura diferenciadas para possibilitar ao aluno uma leitura significativa e trabalhar competências e habilidades de leitura, e também trabalhar competências de produção textual e repertório. A narrativa de mistério pode motivar uma reflexão sobre a leitura como um processo de investigação, isto é, o aluno interpreta índices, preenche lacunas, elabora hipóteses e reconstrói raciocínios, como um detetive”, continua.
“Minha expectativa era que os alunos aprofundassem suas habilidades como leitor, ser capaz de ler e compreender uma narrativa de mistério; conhecer as características do subgênero narrativas policiais e desenvolver capacidade de reconhecer e interpretar índices e de formular hipóteses baseadas neles, como também produzir uma narrativa de mistério”, completa Patrícia.