Os professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidem nesta quinta-feira (21), em reunião da diretoria, a data para a assembleia que definirá se acatam a greve proposta pelas Instituições Federais de Ensino (Ifes) que deve começar no dia 28. Na última reunião realizada no dia 14, cerca de 90 educadores aprovaram a adesão ao indicativo de greve, mas sem data definida.
A Secretaria Geral da Adufes, Cenira Andrade de Oliveira, explicou que houve uma reunião com o do Setor das Federais do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes) para apresentar um panorama nacional sobre as deliberações do indicativo de greve.
“Nesse balanço, vamos ver se, nacionalmente, todas as universidades fizeram o mesmo, aprovando também o indicativo”, diz Cenira. O posicionamento nacional deve ser apreciado novamente em Assembleia Geral na Adufes, ainda sem data, quando avaliará o resultado da reunião no Andes-SN.
Segundo a diretora, aprovar o indicativo de greve significa dizer que os professores estão mobilizados e atentos às reivindicações.