Cerca de 400 participantes do projeto de formação “Educação em Valores, Desenvolvimento Humano e Cultura de Paz” encerram o curso nessa quinta-feira (14). Entre os participantes estão professores da rede municipal da Serra e da rede estadual que atuam com educandos internos nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativos (Iases).
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informou que a primeira turma do Programa teve início em abril deste ano e atendeu 31 escolas da rede estadual. A meta para a próxima turma, que terá início no segundo semestre deste ano, é atender 640 professores da rede estadual. A expectativa é que 21.535 estudantes sejam impactados diretamente.
Durante o evento de encerramento, a responsável pelo Programa MindEduca, Regina Migliori, apresentou os resultado alcançados, como melhorias nos níveis de atenção, aprendizagem e relacionamento, diminuição do stress e desatenção, favorecimento da capacidade de refletir e conscientização sobre qualidades como aceitação, amorosidade e desapego.
Segundo ela, a intenção do programa foi o aperfeiçoamento pessoal, a mudança de comportamento, a educação em valores e a cultura de paz. “Tivemos uma participação bastante qualificada e importante. E isso é fundamental para o trabalho com os estudantes e o relacionamento entre eles. Agradeço a todos pelo empenho e estou muito satisfeita”, afirmou.
O Secretário Haroldo Rocha disse estar satisfeito com o resultado. “Estou muito feliz com os resultados desse projeto. Todos os professores estão de parabéns por proporcionar a esses jovens uma aprendizagem de qualidade, assim como o desenvolvimento emocional. Isso reflete, e muito, em todas as ações na vida deles. Tenho certeza que as famílias também devem estar contentes com tudo isso, afinal, foram 4.710 educandos socioeducativos atendidos somente por essa turma de professores”, afirmou Haroldo.
O Programa “Educação em Valores, Desenvolvimento Humano e Cultura da Paz” teve início em 2014, com a formação e as ações ministradas pela Migliori Consultoria. Em 2015, o programa atendeu 13 escolas, dos municípios de Viana, Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra, um total de 334 profissionais (pedagogos, professores, coordenadores e diretores), alcançando impacto em mais de 10 mil estudantes indiretamente.