Professores e funcionários da rede municipal de ensino de Cariacica ocuparam a Câmara de Vereadores do município no fim da tarde desta segunda-feira (31) para defender a proposta de financiamento da Educação prevista no Plano Municipal de Educação.
A proposta, que foi aprovada na Conferência Municipal de Educação, estabelece que sejam destinados 35% da receita municipal para a Educação e 75% dos recursos dos royalties do petróleo para investimento na valorização dos profissionais.
O Ato Público teve como objetivo pedir a anulação da votação, realizada na última quarta-feira (26), na qual os parlamentares aprovaram o Plano Municipal de Educação com a exclusão dessas deliberações, e a manutenção da proposta de financiamento da Educação, já discutida e aprovada pela comunidade escolar.
Como não conseguiram a nulidade da aprovação do plano revisado, o Sindicato dos Professores do Estado irá organizar manifestações nas ruas para conscientizar a população sobre a importância do plano original.
“O Plano Municipal de Educação contém metas e diretrizes para os próximos 10 anos e, seguindo a orientação do Plano Nacional de Educação, deve ser um documento construído com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar”, afirma o sindicato. As datas das manifestações ainda não estão marcadas.