Professores do município de Fundão realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (10). A categoria reivindica uma regularização na data de pagamentos e também um reajuste do piso salarial. O protesto começou em frente à Prefeitura de Fundão e seguiu para a sede da Secretaria de Educação.
A professora Rosana Pimenta afirma que os pagamentos estão sendo feitos sempre após 5º dia útil. “Esses pagamentos atrasados estão nos prejudicando muito. Também reivindicamos o reajuste do piso salarial que seria em torno de R$ 1.950, decretado após a nova tabela que foi feita junto ao Sindicato. Nós queremos um parecer da Secretaria de Finanças. A comissão de professores não foi atendida, pois o secretário de gestão e recursos humanos Carlos Magno e o secretário de finanças e saúde Diego Pereira Huguinim não se encontram no município”, disse Rosana.
Juntamente com os professores, Rosana revela que pais de alunos também reclamam das más condições das escolas de Praia Grande. “Existem diversos problemas nas condições físicas das escolas, as instalações elétricas estão danificadas, a caixa d’água não é limpa há mais de dois anos, os bebedouros têm água quente, dentre outros” reclama a professora.
De acordo com a professora, os pais estão em manifestação há 3 dias. “Hoje é o 4º dia de manifestação dos pais. Inclusive, na quarta-feira (09) eles fecharam as escolas de Praia Grande, impedindo o funcionamento. E nesta quinta, foram para Fundão Sede, em um ônibus para conversar com a secretária sobre as péssimas condições das escolas”, diz Rosana.
O Folha Vitória tentou contato com as secretarias responsáveis, mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria.