Professores e profissionais da Educação estão apreensivos com a realização de provas presenciais no processo seletivo proposto pela Prefeitura de Cariacica no próximo sábado (4) e domingo (5). Os testes serão aplicados em oito locais na capital e no próprio município e já contam com 10.260 inscritos.
A prova tem a finalidade de formação de cadastro de reserva de profissionais em contratação temporária. O contrato terá duração de um ano, podendo ser prorrogado, e os cargos disponíveis são para professor de Educação Infantil, professor de séries iniciais, professor de Educação Especial, professor no exercício da função pedagógica, professor de Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.
O processo seletivo simplificado contará com provas objetiva, de títulos e experiência profissional. Os candidatos poderão se inscrever para até três cargos, desde que as provas não coincidam com dia e horário de aplicação.
Os candidatos alegam que o momento da pandemia, agora piorado com o aparecimento da variante ômicron, é fator de risco para a saúde dos candidatos. “Não somos contra a realização de concurso público ou processo seletivo. O que questionamos é fazer esse teste nesse modelo, causando aglomeração durante uma pandemia de coronavírus que ainda não acabou”, reclama uma pedagoga que atua por contrato temporário na cidade desde 2019. Ela, temendo represálias, não quis se identificar.
Ela também questiona a realização de prova objetiva para definir contratação de temporários. “A prefeitura de Cariacica, com contratos temporários, optava sempre por prova de títulos, ou seja, que os candidatos apresentassem diplomas, comprovantes de participação em cursos de qualificação, comprovante de tempo de serviço ou de experiência na área. E isso era suficiente. Agora, querem aplicar um teste num momento de risco sanitário. Isso não faz sentido”, aponta.
Uma outra pedagoga, que também pediu anonimato, disse que a categoria estranha a decisão da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica. “Outros municípios aqui da Grande Vitória não estão aplicando provas presenciais para contratação de DTs na Educação. A Serra renovou os contratos. Vila Velha não vai aplicar teste, vai fazer mesmo prova de título. Vitória não vai aplicar prova. Cariacica resolveu fazer caminho diferente num momento complicado”, ressalta.
Processo seletivo de Cariacica tem duas etapas
Comum a todos os candidatos, as provas objetivas estão previstas para os dias 4 e 5 de dezembro de 2021, em diferentes turnos, com duração máxima de três horas.
Serão aplicadas 40 questões nas áreas de Língua Portuguesa, Recursos Tecnológicos na Educação/Raciocínio Lógico, Conhecimento Pedagógicos/Legislação, além de Conhecimentos Específicos.
Os ganhos variam de R$ 1.803,84 (magistério e licenciatura plena) a R$ 3.209,65 (com doutorado).
Os locais de prova são: Faesa Vitória, Estácio de Sá Vila Velha, Pio XII Vitória, Faesa Cariacica, Multivix Cariacica, Emef Talma Sarmento, Emef Rosa da Penha e Emef Antário Filho.
Os aprovados nessa etapa serão convocados para a segunda fase, quando haverá a pontuação referente a títulos e experiência profissional.
A classificação será baseada na documentação enviada pelo candidato durante o período informado pelo edital, com atribuição de pontos para cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), além de tempo de experiência profissional comprovada pelos professores.
Prefeitura de Cariacica diz que provas atendem recomendação do Ministério Público Estadual
A Prefeitura de Cariacica foi procurada diante das queixas dos profissionais. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme) informa que irá realizar o processo seletivo por meio de provas, “visando investir na qualificação, a fim de contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos”.
A Seme diz que, além disso, o município se adequou para atender a recomendação Nº 2019.0014.8542-63 , do Ministério Público Estadual (MPES).
Sobre o fato de a prova ser presencial, a secretaria esclareceu que as aulas na rede voltaram a ser presenciais, “uma vez que a vacinação avançou e os órgãos de saúde permitiram o retorno”.
A Seme completa que todos os locais de prova vão obedecer aos protocolos de saúde e assegura que não há riscos porque todos estão vacinados. “As provas estão mantidas, e a Seme reforça que é o principal elemento para que a rede possa ter professores mais bem qualificados”, finaliza.
Demais prefeituras farão contratação por meio de provas de títulos
A reportagem questionou as prefeituras da Grande Vitória sobre o método de seleção para contratação de profissionais da Educação por designação temporária.
A Prefeitura de Vila Velha informou que está com processo seletivo em aberto para profissionais do magistério. Na rede da cidade canela-verde, são 1335 DTs contratados (quadro administrativo e magistério). São 81 vagas disponíveis para 11 cargos diferentes, como para professor Coordenador, Pedagogo, de Séries Iniciais e de áreas específicas. O edital visa, além do preenchimento de todas as vagas, a formação de Cadastro de Reserva. Vila Velha fará avaliação de prova de títulos.
A Secretaria de Educação da Serra disse que renovou, por mais um ano, o contrato de 2.618 profissionais em designação temporária na rede da cidade. Adiantou que haverá novo processo seletivo no primeiro trimestre de 2022.
Já a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SEMAD), informa que não há previsão para novos concursos no município
A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), destacou que o edital do processo seletivo do Magistério para o ano letivo de 2022 já está em fase de finalização. Ele será realizado através de análise documental, tempo de serviço e de títulos. Atualmente, o município conta com cerca de 450 servidores em designação temporária, entre professores, pedagogos e demais profissionais da Educação.
A Prefeitura de Vitória foi procurada mas não respondeu.