Geral

Programa amplia acesso à internet para alunos da rede estadual de ensino

Projeto Sedu Digital trará ferramentas de ensino para celulares, wi-fi nas dependências escolares e laboratórios de informática móveis, além de renovação dos computadores já existentes

Secretário Haroldo Rocha apresentou o Sedu Digital nesta segunda-feira Foto: Divulgação/Governo

Nesta segunda-feira (15), dia em que mais de 250 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio do Estado iniciaram suas atividades escolares, a Secretaria de Estado da Educação anunciou a implantação do programa Sedu Digital, que irá promover diversas ações para apoiar processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. 

O Sedu Digital tem como objetivo facilitar o acesso de educadores a materiais de base tecnológica, de forma a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Além disso, ferramentas também irão apoiar os estudantes que querem aprofundar seus estudos e familiares preocupados sem acompanhar a educação de seus filhos.

Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha “o Sedu Digital não implicará em grandes mudanças físicas nas escolas, mas sim introdução de sistemas digitais pedagógicos, que já existem e são sucessos em outros estados, e que serão implantando nas escolas estaduais a partir de maio. O programa será disponibilizado para 100% dos estudantes e professores. Uma Gerência de tecnologia foi criada para instruir quanto ao uso das ferramentas”.

A proposta é desenvolver experiências digitais integradas ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento, metodologias ativas, estímulo ao engajamento e produção de conhecimento e valorização das produções escolares. “Assim como a Escola Viva, a tecnologia também faz parte das metas do plano nacional e estadual de Educação”. 

O secretário também anunciou melhoria na infraestrutura tecnológica das escolas da rede estadual com a implantação de wi-fi em todas as unidades, a partir de maio, laboratórios de informática móveis, renovação do parque tecnológico instalado, aumento e expansão da conexão banda larga nas escolas, manutenção dos equipamentos nas escolas, portal educacional (alunos e professores), e-mail para os estudantes e profissionais da educação e integração dos portais para login único.