Geral

Programa de Obesidade completa 14 anos em Cachoeiro com fila de novos participantes

Em média, o hospital Evangélico realiza 30 cirurgias bariátricas por mês. Hoje, 1,5 mil pessoas estão em tratamento e outras 2 mil aguardam na fila para entrar para o programa

O programa de obesidade do HECI, em Cachoeiro, atende pacientes do SUS vindos de diversas partes do Espírito Santo Foto: ​Divulgação/HECI

O programa de obesidade, do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), credenciada pelo Ministério da Saúde como referência no serviço de cirurgia Bariátrica desde 2003, tem sido uma referência para os moradores do Espírito Santo. Em 2016, foram realizadas 346 cirurgias e atualmente o programa conta com cerca de 1,5 mil pessoas em tratamento e uma média de 2 mil aguardam para entrar no programa.

Toda primeira segunda-feira do mês há uma palestra com orientações sobre o programa de cirurgia bariátrica, ministrada pelo médico coordenador do serviço, André Mattar, e também pela equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta.

Na palestra, André fala aos participantes sobre obesidade e todas as suas nuances, além de explicar ponto a ponto sobre os procedimentos da cirurgia. “A obesidade não tem cura, mas tem controle. Se conseguirmos controlar a obesidade, podemos tratar, amenizar ou até mesmo evitar uma série de outras doenças”, explica o médico. 

Após a palestra, o paciente é inserido no programa e passa por consultas com o médico, a nutricionista e a psicóloga. Em seguida, ele faz uma bateria de exames e, se estiver tudo bem, é encaminhado para a cirurgia. Esse tempo varia muito, de acordo também com o próprio paciente. Em média, são realizadas cerca de 30 cirurgias bariátricas por mês.