Somente no primeiro semestre desta ano, 1.862 alunos da educação infantil e do 5º e 7º ano do ensino fundamental se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Sul do Espírito Santo. Ao todo, 30 escolas participam do projeto.
O objetivo do programa é orientar e informar as crianças sobre ações de cidadania e combate ao uso de drogas e violência.
De acordo com o comandante do 9º BPM, Tenente Coronel Marin, o Proerd além de ser um programa de prevenção à violência na educação das crianças e jovens, contribui com o policiamento e auxílio aos gestores escolares das escolas públicas estaduais, municipais e particulares. “Em cada semestre do ano procuramos atender uma região diferente, de modo que durante o ano possamos alcançar o maior número de regiões possíveis, principalmente aquelas onde a violência e a criminalidade mais se destacam,” opina o comandante.
Ao todo, 21 instrutores atuam em toda a área abrangida pelo 9º batalhão e ministraram o curso para 1.862 alunos em várias regiões do Sul do Estado durante o primeiro semestre de 2015.
O coordenador pedagógico do Proerd, Cabo Jorgemar Nunes Cunha, explica que o programa é um comprometimento por parte da Família Escola e Polícia Militar, mas a figura do instrutor é a ponte, juntamente com a criança, para um futuro melhor, ressignificando o relacionamento de polícia e comunidade. “Na maioria das vezes a receptividade é excelente por parte dos alunos e do corpo docente da unidade de ensino. A importância da aplicação dos currículos do Proerd é que estamos prevenindo o envolvimento das crianças e adolescentes que acreditam no instrutor, diminuindo os problemas no futuro ou envolvimento destes jovens com drogas e crimes”, afirma.