Para atender as mulheres empreendedoras, que buscam por realização profissional, renda extra ou, até mesmo, passar mais tempo com a família, foi firmada, na tarde desta quarta-feira (25), uma parceria entre os programas Agenda Mulher, do Governo do Estado, e o Ela Pode, realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora.
A união dos projetos visa capacitar mulheres capixabas. A primeira turma conta com 250 vagas. Em todo o estado, com a extensão do projeto, a proposta é capacitar mais de 2500 mulheres. O pontapé inicial aconteceu no Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, em Vila Velha, onde cerca de 250 mulheres se reuniram para um workshop.
Segundo a vice-governadora, Jaqueline Moraes, que também é a idealizadora do Agenda Mulher, a parceria entre os programas coloca a mulher capixaba em uma rede nacional de capacitação feminina. “Nós criamos o Agenda Mulher para dar visibilidade às mulheres capixabas e, principalmente, focar no empreendedorismo. Quando conhecemos o Ela Pode, que já tem toda uma estrutura em todo o Brasil, inclusive, com parceria com o Google, nós fizemos uma proposta ao Rede Mulher para trabalharmos juntos na valorização e a autoestima, no empreendedorismo e em diversos aspectos”, afirmou.
Jaqueline também afirmou que a proposta é fazer com que todas as microrregiões do Espírito Santo recebam o aprendizado e o conhecimento do Ela Pode – Mulher Empreendedora. “Nós precisamos incentivar que mais mulheres fortaleçam outras mulheres. Poderíamos escolher falar só da violência, que é algo que nos assusta e é terrível em todo o Brasil, mas escolhemos falar de coisas boas, pois temos muitas mulheres produzindo, querendo a capacitação, querendo empreender e é isso que nós também queremos”, disse.
Veja a live sobre o assunto no Facebook do jornal online Folha Vitória:
A coordenadora do Instituto Rede Mulher Empreendedora, Daiany França, explicou que já existe uma atuação da instituição no Espírito Santo, mas a parceria quer impactar ainda mais mulheres capixabas. “Queremos impactar mais de 2500 mulheres no Espírito Santo. Essa parceria vem nos ajudar a impulsionar este desafio e a somar esforços e ir para as microrregiões”, destacou.
Todo o trabalho e cursos de capacitação ofertados são gratuitos. A primeira edição acontece nos dias 13, 14 e 15 de agosto. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio deste formulário. As vagas são limitadas e as aulas acontecem no Ceet Vasco Coutinho.
Para a multiplicadora do programa Ela Pode no Espírito Santo, Tati Oliveira, as mulheres que participarem do curso vão aprender a utilizar diversas ferramentas e aumentar ainda mais o empreendedorismo. “Serão 16 horas de capacitação e ela vai sair daqui com uma ideia ou melhorando o que ela já tem. São formas de empoderamento, liderança, como vender e até utilizar as ferramentas do Google. Dependendo da proposta, ela pode sair daqui com uma loja virtual pronta. Vai depender do desempenho e da dedicação e estamos aqui para apoiar”, disse.
O programa é desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora e conta com apoio do Google. A capacitação vai tratar de diversos conteúdos sobre Liderança, Comunicação, Networking, Marca Pessoal, Negociação, Finanças e Ferramentas Digitais.
A meta nacional do Programa Ela Pode é capacitar 135 mil mulheres brasileiras nos próximos dois anos, tornando-as confiantes e preparadas para o autodesenvolvimento pessoal e profissional. O objetivo é que, ao final da capacitação, as participantes sintam-se mais preparadas para ter seu negócio próprio ou conseguir um emprego.
O programa vai fomentar também o trabalho de outros movimentos já atuantes no Espírito Santo, como o Movimento Negro Unificado. Segundo a representante do grupo Ana Paula Ferreira, que esteve presente no lançamento, acompanhada de diversas mulheres do coletivo, a novidade vai fazer com que, cada vez mais, as mulheres compreendam melhor o que é o empreendedorismo.
“É importante, tanto para quem quer entrar, quanto para quem já está no mercado. Nós precisamos fortalecer e, muitas vezes, a gente não tem esse espaço. Então, agora, o poder público está envolvido, a sociedade civil, os órgão, os conselhos e os movimentos. Eles precisam estar interligados e nós precisamos estar de mãos dadas, pois a capacitação existe. Tem que estar no mercado de trabalho e muitas vezes não são vistas e não conseguem os seus espaços”, afirmou a Ana Paula.
Plataforma online
Para quem não pode estar presente nos primeiros cursos presenciais, tem conteúdo disponível na internet, pelo site www.trilhaempreendedora.rme.net.br. As mulheres interessadas precisam apenas realizar um cadastro e já começar a se capacitar. A Daiany, do Ela Pode, lembrou que o pré requisito para o curso é apenas um: “Querer”, afirmou.
Agenda Mulher
O Programa Agenda Mulher, criado pela vice-governadoria do Espírito Santo, é um programa que busca dar visibilidade e o empoderamento às mulheres através do empreendedorismo, investindo na formação de lideranças, sua participação na força de trabalho, o empoderamento econômico e, portanto, sua presença plena e igualitária na sociedade.