No sábado (7), 22 alunos das escolas municipais Antonio Serafim e Bonifácio João Marvila, de Marataízes, diagnosticados com problemas visuais, vão receber óculos de grau gratuitamente, por meio do programa Vi Ver Unimed.
A iniciativa é do Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba, que tem como objetivo contribuir para a melhora do desempenho escolar ao promover o acesso a exames oftalmológicos e ofertar óculos de grau àqueles que apresentam problemas visuais e não possuem condições de comprar.
“O Programa Vi Ver Unimed funciona com a colaboração de médicos oftalmologistas cooperados e colaboradores da cooperativa, que doam seu tempo e experiência. Desde que foi criado, em 2016, já beneficiou cerca de 116 crianças com a identificação de dificuldades visuais, ofertando óculos de grau”, afirma a médica Fabiola de Moraes.
A superintendente do Trabalho de Marataízes, Solane Porto, que ao conhecer o trabalho do Vi Ver se mobilizou para levar o programa para o município, ressalta que a iniciativa é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos. “Muitos estavam de reforço escolar e, após a participação no programa e a descoberta da necessidade de uso dos óculos, tiveram melhora no rendimento. O uso de óculos também contribui para a melhoria na qualidade de vida”, explica.