Geral

Programação ecológica: soltura de tartaruga verde em Vitória

A tartaruga verde que será solta foi levada na manhã desta sexta-feira (17) para o local por moradores de Jesus de Nazareth que a encontraram com um grande anzol preso ao pescoço

Visitantes podem ver de perto a soltura de uma tartaruga verde neste sábado (18) no Tamar – Vitória Foto: Divulgação/Prefeitura

Quem ainda não viu poderá assistir de perto à soltura de uma tartaruga marinha, neste sábado (18), às 14h30, na praia do Centro de Visitação do Projeto Tamar – Vitória, na Ilha do Papagaio.

A tartaruga verde (Chelonia mydas) que será solta foi levada na manhã desta sexta-feira (17) para o local por moradores de Jesus de Nazareth que a encontraram com um grande anzol preso ao pescoço.

A equipe de veterinários do Tamar-Vitória fez uma pequena intervenção para a retirada do material e a deixaram em observação para que, neste sábado (18), já esteja apta para voltar ao mar.

“Será mais uma tartaruga que terá uma nova chance de vida após a colaboração das pessoas. A população está cada vez mais sensibilizada pela causa, a exemplo da comunidade pesqueira local da Praia do Suá e de Jesus de Nazareth, que está mais consciente e atuando na proteção das tartarugas marinhas”, disse o oceanógrafo responsável pelo Centro de Visitação do Tamar – Vitória, Paulo Rodrigues.

O oceanógrafo ressaltou que a Capital capixaba é uma das áreas com maior incidência de tartarugas verdes, que se aproximam da costa para se alimentar das algas. “Além da pesca com redes, outras ameaças são o lixo sólido, a poluição das águas e o tráfego de embarcações nas áreas de alimentação”.