Geral

Programas sociais beneficiaram mais de 3.200 cachoeirenses neste ano

Em 2019, 31 instituições de ensino puderam entender melhor os processos de tratamento de água e esgoto e percorreram a Estação de Tratamento de Água da cidade

Foto: Divulgação

O trabalho de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental fechou suas atividades de 2019 com um saldo bem positivo. Foram mais de 3.200 pessoas beneficiadas com ações de conscientização sobre o meio ambiente, entre palestras, oficinas, mostra cultural, visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, entre outras.

O Programa Cuidar Mais, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), a fim de reconectar os participantes ao meio ambiente e alertar para a importância do saneamento, da preservação e do uso consciente dos recursos naturais, foi desenvolvido em seis escolas de Ensino Fundamental e doze escolas de Educação Infantil de Cachoeiro de Itapemirim.

Na Educação Infantil, o programa envolveu cerca de 500 estudantes, de 4 e 5 anos, e teve uma programação com treinamento de educadores; apresentação de vídeos e material didático; e a “Corrida do Saneamento”, uma atividade educativa envolvendo temas como saneamento básico, reciclagem, descarte correto de resíduos e outros.

No Ensino Fundamental, o Programa Cuidar Mais abrangeu cerca de 300 alunos do 8º ano de escolas do município. Além de contar com palestras e debates sobre saúde, saneamento e meio ambiente, a iniciativa promoveu a produção de vídeos com temática ambiental para os estudantes e uma oficina de edição de imagens para aqueles que tivessem seus vídeos escolhidos pelas escolas.

Por meio do Programa Cuidar Mais, a BRK Ambiental levou informações sobre saneamento e saúde para moradores de diferentes bairros do município, como Caiçara, BNH de Cima, BNH de Baixo, Central Parque, distrito de Itaoca, e outros, através do Encontro de Agentes Ambientais. Alunos da escola “Lions Sebastião de Paiva Vidaurre” e internos da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul – Iases) também participaram de palestras sobre o uso consciente da água e preservação ambiental.

Saneamento

Somando ao Programa Cuidar Mais, o Programa Portas Abertas pode levar para estudantes, grupos e comunidades, conhecimentos práticos sobre temas que envolvem o saneamento ambiental. Em 2019, foram mais de 2.300 pessoas de 31 instituições de ensino, que puderam entender melhor os processos de tratamento de água e esgoto e percorrerem a Estação de Tratamento de Água da BRK Ambiental, para observar como ocorrem esses processos.

“Nosso objetivo com o trabalho de Responsabilidade Socioambiental é unir esforços com a educação formal e com as comunidades, com o propósito de desenvolver o senso de pertencimento de crianças, jovens e adultos em relação ao meio ambiente. Esses programas buscam transmitir que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos e que só a formação de redes colaborativas poderá fortalecer a proteção e a preservação ambiental”, destaca o diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia.