Geral

Projeto da Igreja Cristã Maranata utiliza telemedicina para atendimento contra a Covid-19

Os atendimentos, gratuitos e exclusivos para membros da ICM, são realizados por médicos voluntários em vários estados do Brasil. Mais de 800 pessoas já foram acompanhadas.

Diante do aumento do número de casos da Covid-19 no Brasil, a Igreja Cristã Maranata (ICM) desenvolveu um projeto de atendimento médico gratuito para os membros da instituição. O objetivo principal é o tratamento antes do agravamento da doença, pois há uma preocupação em poupar a vida dos seus membros e, assim, amparar o próximo.

Segundo Cyntia Fernandes Rosseto, secretária do projeto Assistência Médica ICM contra a Covid-19, a ideia surgiu quando o Presbitério da ICM viu a necessidade de ajudar os membros com suspeitas de infecção a continuarem reclusos em suas casas. O atendimento é realizado a distância, on-line, por meio de um software de telemedicina, com chamada de vídeo entre médico e paciente. “Queremos proteger essas pessoas oferecendo tratamento antes de o quadro de saúde se agravar”, afirma Cyntia.

O projeto funciona da seguinte maneira: em caso de sintomas característicos da infecção pelo novo coronavírus, é preciso avisar ao pastor da Igreja Cristã Maranata sobre a necessidade de atendimento para que ele possa enviar por e-mail essa solicitação de atendimento médico.

A partir disso, é feito o agendamento da consulta com um dos 17 profissionais da Assistência Médica ICM contra a Covid-19, sendo uma médica contratada e 16 médicos que também são membros da instituição religiosa que atendem como voluntários. Durante o atendimento, os membros recebem orientações, são encaminhados para a realização de exames, medicados e acompanhados posteriormente.

Foto: Divulgação / Igreja Cristã Maranata
Doutor Rafael Lovatti

Um dos médicos voluntários é o ortopedista Luiz Antonio Maradei Freixêdas, de Tremembé, em São Paulo, que defende o atendimento e exames antes que o quadro se agrave para prevenir complicações causadas pelo coronavírus. “Esse tratamento deve ser instituído entre o primeiro e o sétimo dia dos sintomas sugestivos da Covid-19. Com isso, a chance é muito grande de não ocorrer uma piora do quadro”, explica o médico.

O médico cardiologista Sérgio Luíz Barrote, de Belo Horizonte, Minas Gerais, também faz parte do projeto. “A iniciativa do Presbitério em oferecer assistência médica aos diversos membros da ICM em todo o Brasil para enfrentamento à Covid-19 foi muito oportuna e importante. Tive a oportunidade de atender inúmeros irmãos de todas as regiões do Brasil pelo sistema de telemedicina, com condições de orientar, tratar e consolar os irmãos. Louvado seja o Senhor por conceder grandes experiências, livramentos e vitórias”, comemora o cardiologista.

IGREJA CRISTÃ MARANATA

Site: https://www.igrejacristamaranata.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/IgrejaCristaMaranata/

Instagram: https://www.instagram.com/igrejacristamaranata_oficial/

YouTube: https://www.youtube.com/igrejacristamaranata_oficial

Aplicativo disponível para Android e IOS.