Geral

Projeto avista 22 baleias jubarte no litoral capixaba

Seguindo as recomendações de prevenção sanitária, o Projeto Baleia Jubarte vem monitorando a chegada das baleias-jubarte na costa da capital do Espírito Santo na temporada de reprodução 2020

Foto: Divulgação

Vinte e duas baleias jubarte foram avistadas no último final de semana, 13 e 14 de junho, no litoral capixaba. Os animais foram vistos entre as regiões costeiras e oceânicas de Vitória e Aracruz, no norte do Espírito Santo. Os registros foram feitos durante o primeiro cruzeiro de observação de cetáceos por pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte, que com o patrocínio da Petrobras realiza um trabalho de monitoramento, pesquisa, atividades socioeducativas e conservação de baleias e golfinhos, bem como dos oceanos em que eles vivem.

“Navegamos aproximadamente 180 milhas e avistamos 14 grupos de baleias, um total de 22 animais, com comportamento principalmente de navegação, rumo ao Banco dos Abrolhos no norte do Espírito Santo e extremo Sul da Bahia, que é o maior sítio reprodutivo dessa espécie. A maioria delas se encontravam bem afastadas da costa, como esperado para o início da temporada”, conta o oceanógrafo que faz parte do Projeto, Paulo Rodrigues.

O embarque para a observação de baleias em mar capixaba seguiu as recomendações de saúde, com equipe reduzida na embarcação. Além de registrar a chegada das baleias, Paulo comentou que a observação teve o objetivo de desenvolver e testar os protocolos sanitários de transporte náutico, de embarque e de observação de pesquisa neste período de pandemia. 

Seguindo as recomendações de prevenção sanitária, o Projeto Baleia Jubarte vem monitorando a chegada das baleias-jubarte na costa da capital do Espírito Santo na temporada de reprodução 2020. 

Foto: Divulgação

De acordo com Paulo, apesar dos primeiros avistamentos terem sido realizados na região sudeste desde o fim de maio, somente agora foram encontrados um maior número de baleias, o que possibilita o desenvolvimento da pesquisa, bem como o registro da abertura da temporada de baleias 2020 na costa capixaba e planejamento da possibilidade de sua observação no Brasil nos próximos meses. “Por enquanto, pedimos ao público que mantenha a quarentena e o isolamento social, pois em breve devemos vencer esse período difícil que todos vivemos”, diz Paulo.

Sobre o Projeto Baleia Jubarte

Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e TAMAR), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. 

O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em www.facebook.com/projetobaleiajubarte, www.instagram.com/projetobaleiajubarte e em www.baleiajubarte.org.br.