A especialista em restauração de rios Carolina Orlandi Pinto, do Espírito Santo, teve projeto premiado durante evento realizado na Inglaterra (Reino Unido), na última quarta-feira (24).
O trabalho da capixaba, batizado de “Rewilding the Rom”, se destacou por conta de seu impacto na recuperação do rio Rom, localizado no leste de Londres.
A categoria vencida por Carolina foi a fluvial e faz parte do UK River Prize, premiação promovida pelo The River Restoration Centre.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O projeto da capixaba radicada em Londres, foi desenvolvido em parceria com a Thames21, instituição em que ela atua como gerente de restauração de rios.
Ao receber a premiação, Carolina ressaltou que o reconhecimento alcançado com o projeto é resultado de muito trabalho e dedicação.
“Estamos extremamente honrados por sermos reconhecidos com o UK River Prize. Este prêmio é um testemunho do trabalho árduo e dedicado de nossa equipe, bem como do apoio da comunidade local”, afirmou.
Ela ainda acrescentou que a Thames21, responsável por liderar o projeto, “tem como missão conectar as pessoas aos rios, promovendo a restauração e melhoria dos recursos hídricos em Londres”.
“Juntos, conseguimos restaurar o rio Rom, transformando-o em um ambiente saudável para a vida selvagem e reduzindo o risco de inundação para os moradores locais. Este reconhecimento é um impulso para continuarmos nosso compromisso em construir rios saudáveis e resilientes, em face das mudanças climáticas”, destacou a especialista.
Prêmio reconhece projetos de preservação ecológica
O prêmio UK River Prize reconhece projetos que visam melhorar a integridade ecológica dos rios e bacias hidrográficas, destacando os benefícios sociais de um ambiente natural saudável.
“Estou orgulhosa em compartilhar a notícia de que conquistamos o UK River Prize 2024. O projeto ‘Rewilding the Rom’ foi um enorme sucesso, e isso se deve em grande parte ao apoio dos voluntários locais e dos nossos parceiros”, concluiu a capixaba.
Leia também: Paciente ganha ensaio de gestante e chá de fraldas em hospital de Cachoeiro