O jacaré-do-papo-amarelo, uma das espécies mais emblemáticas da Mata Atlântica e da biodiversidade, é também muito comum no Espírito Santo, porém ameaçada de extinção em todo o país. Criado no início de 2015, o Projeto Caiman não só monitora esses animais como também promove projetos educativos para escolas, universidades e professores da rede pública do Espírito Santo.
O objetivo deste ano é promover visitas nas escolas públicas e privadas da Grande Vitória para ensinar um pouco da educação ambiental para os pequenos.
“Neste mês do meio ambiente a gente inicia o programa de educação ambiental 2022, de fato fazendo educação ambiental nas escolas, capacitação dos universitários da área ambiental e também fazendo formação continuada dos professores da rede pública”, explicou o coordenador do programa e médico veterinário, Yhuri Nóbrega.
Segundo o coordenador, os alunos poderão conhecer de perto o jacaré e um pouco mais da Mata Atlântica na escola, levando conhecimento e conscientização da biodiversidade capixaba com uma série de atividades educativas.
Nas universidades, o programa vai fornecer mini cursos para capacitação para estudantes voltados para as áreas ambientais como biologia, medicina veterinária, engenharia ambiental e de produção.
O público universitário vai ser tanto de graduação quanto o de pós-graduação das áreas ambientais.
“Além de fazer educação ambiental nas escolas e capacitar os universitários, a gente também vai oferecer a capacitação para os professores da rede municipal da Serra, para eles utilizarem o jacaré como uma espécie de bandeira para a proteção da biodiversidade capixaba”, disse o veterinário.
Segundo ele, a capacitação envolve uma formação continuada em metodologias inovadoras para ensinar os alunos sobre a Mata Atlântica. As atividades envolverão jogos online, material didático pedagógico e também a capacitação propriamente disso para os professores.
“Além de capacitar, o Projeto Caiman vai estar junto desses professores ao longo deste ano de 2022 tutorando eles na aplicação dessas metodologias”, contou Yhuri.
As ações do programa acontecerão ao longo do ano de forma frequente e contínua nas escolas, nas universidades e atuando diretamente com os alunos.
Conhecendo o Projeto Caiman
“O projeto Caiman é uma iniciativa é que lida com a conservação dos jacarés-de-papa-amarelo, que é a espécie que simbolo do Espírito Santo e Mata Atlântica, das florestas capixabas. O jacaré-de-papa-amarelo é considerado uma espécie guardiã das águas e florestas capixabas”, explicou Yhuri.
O projeto atua em diferentes áreas como o da pesquisa científica, resgate e reabilitação de animais silvestres, difusão da ciência, educação ambiental, comunicação e políticas para a proteção da mata atlântica, todas com o objetivo para a proteção da natureza.
*Texto da estagiária Gabriela Vasconcellos, com supervisão do editor Ramon Ribeiro