15 alunos da escola Maria Veloso Calmon, em Camurugi, participaram da 2ª edição do projeto Café com Versos. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o vocabulário dos estudantes, proporcionando um momento de expressão literária. Participaram do encontro alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental, declamando versos e poesias de diversos autores. A ação foi realizada em parceria com Rede Escolaí, proporcionando um momento de socialização para crianças e familiares, que também puderam assistir as apresentações.
De acordo com a diretora da instituição, Josela Colnago, o projeto é uma iniciativa da professora Rozemeri Rodrigues, que atua na biblioteca da escola e tem o objetivo ampliar o vocabulário de alunos que, na maioria das vezes, não têm um contato frequente com obras literárias. “Selecionamos alunos que têm alguma dificuldade de leitura em público ou estão em processo de aprimoramento”, explicou.
Josela contou que os alunos passaram por um processo de preparação em que tinham contato com os textos de três a quatro vezes por semana. “Primeiramente separamos autores com leituras mais fáceis e, a partir de então, cada aluno pôde escolher a obra com a qual se identificaram, dentro das características de cada um”, contou. Segundo a diretora, na primeira edição, realizada em abril deste ano, o gênero abordado foi a Fábula e na próxima, será a autobiografia.
A diretora enfatizou a importância da realização de projetos como esse na escola. “A proposta da ação é a formação o leitor literário, por meio de uma leitura autônima. Além disso o aluno tem a oportunidade de socialização, pois passa um tempo com os outros colegas”, destacou.