Na mesquita Vitória, um projeto de ensino da Língua Portuguesa está transformando a vida de crianças palestinas que moram no Espírito Santo.
O projeto, iniciado por Anna Christina, advogada graduada em Relações Internacionais e psicanalista, acontece todas as terças e quintas-feiras, oferecendo aulas de português com material didático fornecido pela mesquita.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Anna Christina, que também é muçulmana, viu no projeto o desejo de ajudar a comunidade muçulmana local. Ela administra o projeto e a mesquita, criando um ambiente perfeito para essa iniciativa.
Ela conta com a ajuda de sua amiga Ingrid Nerys, formada em Jornalismo, e que atualmente estuda Pedagogia.
De acordo com Anna, as crianças palestinas que vieram de Gaza não são oficialmente refugiadas. As famílias foram trazidas para o Brasil pelo avião da Força Aérea Brasileira (FAB), durante o conflito armado entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em dezembro de 2023.
Atualmente, elas moram em Vitória e frequentam a mesquita Vitória, para se integrarem à comunidade local. Cinco famílias palestinas estão sob a assistência direta de Anna Christina.
Além das aulas de português, a necessidade de aprender a língua é vista como fundamental para melhorar a vida dessas crianças e suas famílias no Brasil.
“Eu criei o projeto de português para migrantes e o coloquei na mesquita porque sou eu que administro. Escolhemos dois dias na semana, terça e quinta-feira, para ensinar português às crianças palestinas. A mesquita ajuda com o material didático para as aulas de português”, explica Anna Christina.
Ela reforça que todas as crianças são muçulmanas e moram perto da mesquita, o que facilita a integração e a participação no projeto.
Confira fotos do projeto:
LEIA TAMBÉM: Caminhão de vendedor de coco pega fogo na orla de Camburi
A ação também inspirou a criação de uma biblioteca infantil, para complementar o aprendizado do português.
“Livros são apaixonantes”, diz Ingrid, sobre a importância de livros infantis e didáticos para acelerar o processo de aprendizado.
“Como existe o projeto de português para migrantes, tive a ideia de fazer o projeto da biblioteca infantil. Conseguir livros seria uma oportunidade de aprender mais rápido o português e também ensinar o valor da leitura. Quem lê bem, escreve bem e fala bem”, disse Ingrid.
Como ajudar o projeto com doações
As doações de livros, brinquedos, roupas e cestas básicas são extremamente bem-vindas e podem ser entregues diretamente na mesquita ou organizadas por meio de contato com Anna Christina, ou de Ingrid, pelos telefones (27) 99656-4408 e (27) 99940-7874, respectivamente.
LEIA TAMBÉM: Apagão cibernético global causa transtornos no Espírito Santo
Anna ainda destaca que, apesar dos desafios, vê essa iniciativa como uma oportunidade de mostrar que aprender português pode ajudar essas crianças a terem uma vida melhor.
Ao longo dos anos, Anna Christina já ajudou mais de 240 migrantes, cada um com histórias de superação, resiliência e sucesso.
“Eu já atendi muitos migrantes e cada um tem uma história de superação, de sucesso, de resiliência e de buscar uma vida melhor para sua família aqui no Brasil”, relata. “Todos têm dificuldades, mas são esforçados, inteligentes e têm vontade de aprender”, afirma.
*Texto sob supervisão da editora Erika Santos