A prática cidadã pode começar em sala de aula, de forma criativa, integrando as mais variadas disciplinas. Os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Salesiano de Jardim Camburi envolveram as disciplinas de História, Português, Filosofia, Ensino Religioso, Matemática, Física, Química, Geografia, Inglês e Educação Física no projeto “Te Vejo – Cidadania em Perspectiva”, e participaram de atividades focadas no respeito à existência do outro.
Em seu segundo ano de realização, os alunos foram convidados a produzir vídeos temáticos após a leitura crítica do livro “Cidadão de Papel”, de Gilberto Dimenstein. Os melhores curtas foram premiados após avaliação de uma banca de professores e do voto popular dos colegas de classe.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participaram de discussões em sala de aula e foram estimulados a repensar sua postura diante dos desafios para o exercício pleno da cidadania. Os vídeos produzidos a partir desse momento inicial enfatizam a importância de que a sociedade seja mais igualitária, que o meio ambiente não seja agredido e que os indivíduos sejam mais respeitados em seus direitos básicos.
A aluna Ana Cecília Paiva, integrante do grupo que produziu o vídeo vencedor na categoria Cidadania, elogiou a atividade. “Às vezes, na correria do dia a dia, não paramos mesmo para pensar no próximo. O ‘Te Vejo’ é um projeto muito legal porque faz a gente refletir sobre o nosso papel na sociedade. É um aprendizado que vamos levar para a vida toda”, afirmou.