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Projeto levará emissão de carteiras de identidades a 287 escolas capixabas

Programa da Sedu, em parceria com a Polícia Civil irá otimizar o processo de emissão de identidade dos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das 287 instituições de ensino do ES

Processo de emissão de identidade será realizado dentro da escola Foto: Divulgação

Após realizar um levantamento para mapear, por escola, quantos estudantes ainda não possuem documentos de identidade com foto, a Secretaria Estadual de Educação descobriu que 15% – 12 mil alunos do Ensino Médio da rede pública estadual – não poderiam participar de provas e seleções como o Enem e o Sisu, e outras atividades, como os programas Intercâmbio e o Nossa Bolsa, devido a falta do registro.

Para mudar esse quadro, a Sedu criou, em parceria com a Polícia Civil Estadual, o projeto Identidade Jovem, que irá otimizar o processo de emissão de identidade dos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das 287 escolas públicas estaduais.

“Essa parceria é em favor dos nossos estudantes. Queremos que todos exerçam a cidadania neste e nos próximos anos. A carteira de identidade é essencial para que os jovens ingressem na universidade, participem de programas e conquistem uma vaga no mercado de trabalho”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Com o projeto, técnicos das 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE) irão atender as 287 escolas públicas estaduais de Ensino Médio, priorizando aquelas com maior número de alunos sem documentação.

De acordo com a chefe da Polícia Civil do ES, delegada Gracimeire Gaviorno, “não é tarefa simples a confecção da carteira de identidade. Para tornar o ser humano individualizado ele precisa ser classificado pelas digitais, que o caracteriza como indivíduo para a sociedade. Essa parceria é um passo importante, pois uma parcela significativa dessas pessoas, que não estão classificadas, estão dentro das escolas”.

Os técnicos da Sedu já passaram por um treinamento na sede da Polícia Civil, nesta semana, e após o curso retornarão para suas Superintendências para iniciar a semana de mobilização nas escolas.

Para que seja emitida a carteira de identidade os pais/estudantes devem providenciar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada); Uma foto 3×4 recente, com fundo branco e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone do pai e/ou responsável). 

A documentação deverá ser entregue, na secretaria escolar, em um envelope, contendo nome completo do aluno, nome da escola, série do estudante e telefone para contato.