O projeto ‘Curta Essa’, contemplado pela Lei Rubem Braga, em Cachoeiro, oferece aulas gratuitas de animação em stop motion, técnica aplicada principalmente em TV e cinema. A oficina acontece no bairro Otto Marins, e os participantes têm idade entre 14 e 20 anos, são de escolas públicas do município e se inscreveram pela internet.
No total, são 100 vagas, e as inscrições ainda estão abertas. Entre os objetivos divulgados pelo projeto está o estímulo, nos jovens, da autoestima e do sentimento de pertencimento social.
“Eles ganham a oportunidade de aprender um ofício e acesso mais próximo ao encantamento que é o mundo do cinema. Para o currículo, a oficina abre possibilidade para novos e positivos rumos”, avalia a artista plástica e cenógrafa Claudia Ferreira, idealizadora do projeto e também ministra as aulas ao lado do publicitário e diretor de artes Renan Santos.
Segundo ela, o curso usa processo de aprendizagem menos formal, para desmistificar parte da produção em cinema. Será estimulada nos participantes a inteligência linguística, espacial e interpessoal, a partir da convivência e do compartilhamento de ideias e objetivos.
Quatro etapas compõem a grade de aulas, com início mostrando diversos exemplos de animação, desde as mais simples, caseiras, às mais elaboradas. Aliado à composição dos elementos de cena, com massa de modelar, papel e outros materiais, são abordadas a captura e a edição de imagens, com máquinas de filmar e de fotografia e computador; e a construção de roteiro e concept art.
Cada aluno construirá um roteiro dentro de um tema, de escolha livre. As artes plásticas entram principalmente na composição do cenário, com técnicas em papel machê, papietagem, escultura em argila e isopor, bricolagem, decupagem, escultura em cimento e escultura em massinhas.