Geral

Projeto prevê que passageiros obesos não passem pelas catracas dos coletivos de Vitória

Os passageiros irão pagar a respectiva tarifa do transporte diretamente para o motorista ou trocador que deverá girar a catraca sem o passageiro

Foto: Reprodução TV Vitória

As catracas dos coletivos são um sofrimento para muitas pessoas, seja pelo tamanho ou por carregar diversas sacolas. Desde a implantação das roletas altas nos ônibus de Vitória, a rotina situação parece ter ficado ainda mais constrangedora. Mas um projeto de lei pode mudar este cenário para o público obeso. 

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vitória aprovou, na última quinta-feira (16), um projeto de lei que pretende dispensar o uso das catracas dos coletivos de Vitória para as pessoas acimas do peso. A proposta prevê que pessoas com obesidade podem utilizar as portas frontais ou traseiras do veiculo, sem a necessidade de passar pela catraca. 

Pelo projeto, o passageiro irá pagar a respectiva tarifa do transporte diretamente para o motorista ou trocador que deverá girar a catraca sem o passageiro. Não haverá restrições quanto ao número de usuários que diz respeito a legislação.

O autor do projeto, o vereador Leonil (Cidadania), destaca as constantes cenas de constrangimento para alguns passageiros ao passar pelas roletas. “Na Grande Vitória sempre temos notícias de pessoas que passam por situações de humilhações, relacionadas a ultrapassar nessas roletas desumanas. Não são só as pessoas com obesidades que têm dificuldade de passar, mas qualquer cidadão. Quem anda de ônibus vê isso todos os dias”, disse. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.