A proposta para a realização de city tour para turistas com ônibus de dois em Vitória pode estar mais próxima da realidade. Na última sexta-feira (26), foi publicado um decreto no Diário Oficial da capital que dispõe sobre a regulamentação da atividade.
O decreto prevê o serviço de transporte turístico local com um tipo de ônibus que possui a parte superior aberta para melhor visualização da paisagem. A proposta visa minimizar os impactos na mobilidade urbana e a organização e fluidez no trânsito de Vitória.
Os primeiros sinais da possível chegada do serviço em Vitória aconteceu em janeiro deste ano, quando o prefeito Luciano Rezende anunciou que recebeu uma proposta para a realização do passeio turístico na capital.
A publicação ainda informa que o serviço poderá ser prestado por transportadoras turísticas e por agências de turismo com frota própria devidamente cadastrados no Ministério do Turismo. As propostas de roteiros irão passar por análises da equipe técnica da Secretaria de Turismo, trabalho e Renda e da Secretaria de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana e poderão passar por ajustes antes da aprovação. A documentação necessária está disponível no Diário Oficial de Vitória.
City tour em outros locais
Cidades como Londres, Miami, Paris e Barcelona contam com city tour em ônibus de dois andares e abertos. No Brasil, quem visita Florianópolis também tem a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos da cidade no ônibus aberto, onde os passageiros viajam a mais de quatro metros de altura do chão. Lá do alto, moradores e turistas têm uma visão privilegiada das ruas, praias e paisagens.
O Rio de Janeiro passou a contar com o serviço no mês de agosto de 2016 e o valor da passagem do ônibus panorâmico é de R$ 80. O passeio tem atrações como a orla, a Lapa e a Praça Mauá. E quem for para Salvador e não tem muito tempo para percorrer os pontos turísticos mais famosos da cidade de carro ou transporte público também pode contar com city tour de ônibus em Salvador.