Geral

Projeto sustentável ‘Cores da Terra’ deixa as ruas de Guaçuí mais coloridas

Os jovens do ‘Projovem Adolescente’ estão pintando jardineiras com material desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), que tem baixo custo e não causa impacto ambiental

Os jovens utilizam tinta à base de água, terra e cola para deixar o centro de Guaçuí com mais cor e vida Foto: ​Divulgação/PMG

As ruas do centro de Guaçuí estão ganhando mais cores e vida com a instalação de jardineiras e pinturas do espaço, localizado na avenida Marechal Floriano. Os responsáveis pelo trabalho são os jovens do ‘Projovem Adolescente’, que terminam os trabalhos na próxima semana.

Através de uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do programa Projovem Adolescente, foram instaladas 53 jardineiras, que receberam o plantio de arbustos e flores. Além disso, o local receberá grama. 

As jardineiras foram feitas a partir de manilhas e estão recebendo pintura por meio do projeto ‘Cores da Terra’, que utiliza terra, cola e água para produzir tintas de baixo custo e que não causam impacto ambiental.

O projeto é uma iniciativa da Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV). A técnica foi desenvolvida com a ideia do resgate de um conhecimento popular, utilizando principalmente o barro branco e terra com tonalidades variadas. No Espírito Santo o Incaper é parceiro da UFV para difundir o projeto. 
O escritório do Incaper em Guaçuí realizou oficinas aos jovens atendidos pelo programa Projovem Adolescente, repassando o conhecimento da técnica. Para colocar em prática o aprendizado, foi realizada a pintura das jardineiras.

“A participação dos adolescentes do Projovem é importante, porque permite um envolvimento, no qual é construído e fortalecido um cuidado com o espaço público. É criado um sentimento de pertencimento, de que o ambiente público não é do governo, mas deles. Isso contribui para a preservação dessas áreas”, explica a agente de extensão do Incaper, Ana Paula de Castro.

O trabalho de pintura será concluído na próxima semana Foto: ​Divulgação/PMG

Jardinagem

A equipe de jardinagem da Secretaria do Meio Ambiente tem trabalhado constantemente para deixar as praças e jardins mais bonitos e floridos. Na praça João Acacinho foi realizado o cercamento de todo o jardim, para proteção da área, preparação dos canteiros para posterior plantio de grama. 

Na rua Emiliana Emery, o canteiro central recebeu replantio de flores e manutenção no gramado. Já as avenidas Agenor Luiz Thomé (Beira Rio) e Joaquim Machado de Faria receberam plantio de flores. 

Em todos os locais foram instaladas pequenas placas informativas, chamando a atenção da população para cuidados com a conservação dos jardins.