Geral

Projeto Tamar: 2 milhões de filhotes de tartaruga foram soltos este ano

Tartarugas marinhas podem ser apreciadas no Centro de Visitação do Projeto Tamar, na Ilha do Papagaio Foto: Divulgação/Prefeitura

Em apenas um ano 2 milhões de filhotes protegidos em todos os postos do Tamar no país foram soltos. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e o Projeto Tamar, esses números impulsionam ainda mais as comemorações o Dia Internacional de Preservação da Tartaruga Marinha, que foi celebrado nesta última segunda-feira (16). 

Em Vitória, alguns filhotes de tartarugas verdes foram soltos na Ilha de Trindade, a 1.200 km da costa. O oceanógrafo da Semmam e responsável pelo projeto na Ilha do Papagaio, Paulo Rodrigues, lembra que Trindade é uma ilha oceânica que pertence à capital.

“Trindade é o maior sítio reprodutivo da tartaruga verde do Brasil, com a média de 3.600 ninhos por ano. A tartaruga verde é a espécie que tanto vemos nas nossas praias, pois elas migram para a costa na fase juvenil para se alimentar das algas”, explicou Paulo.

Visitas

Para conhecer um pouco mais sobre as tartarugas marinhas, basta visitar o Centro de Visitação do Projeto Tamar em Vitória. Além disso, é possível saber mais sobre a Ilha de Trindade e contemplar o mirante.

Ele está aberto para visitação de terça a domingo, inclusive feriados, das 8h30 às 17 horas. A Ilha do Papagaio fica ao lado da Praça do Papa. A parceria entre a Semmam e o Tamar para desenvolver as atividades no local começou há dois anos. O telefone de contato é 3225-3787.