Um tanque com capacidade para comportar até 100 mil litros de água será inaugurado no próximo dia 02 de fevereiro, às 16 horas, no Centro de Visitantes do Projeto Tamar localizado na Ilha do Papagaio, anexa à Praça do Papa, em Vitória. A ampliação é resultado de uma parceria entre o Tamar, a Prefeitura Municipal da capital e a ArcelorMittal Tubarão, empresa que viabilizou esta melhoria.
O tanque rochoso será mais uma interessante opção de lazer e aprendizado sobre a biologia e conservação das tartarugas marinhas e oportunidade de sensibilização e educação ambiental da população local e visitantes sobre os ambientes marinhos.
Moderno, ele terá um sistema de tratamento de água inovador e possibilitará que as pessoas vejam as tartarugas ainda mais de perto, através de visores. “Todos vão poder conhecer quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil e saber muito mais sobre o que podemos fazer para protegê-las”, conta Denise Rieth, bióloga gestora do Tamar em Vitória.
O espaço tem também um tanque de 28 mil litros, em forma de barco, e outro menor com filhotes de tartaruga marinha. Possui espaços temáticos com silhuetas e réplicas, entre elas uma do esqueleto do Archelon, a maior tartaruga marinha encontrada no mundo, que viveu há 70 milhões de anos e conviveu com os dinossauros.
Além disso, o local conta com uma loja de produtos do projeto, com renda 100% revertida para o trabalho de conservação das tartarugas e comunidades litorâneas, e uma sala de exibição de vídeos compõem o Centro de Visitantes em Vitória.