Geral

Projeto voluntário já encaminhou quase 50 jovens ao estágio em Cariacica

Ao todo, 48 jovens já passaram pela formação e a última turma está em fase de encaminhamento ao estágio. Os jovens tiveram as vidas mudadas graças a um projeto de um contador

Turma no programa de ressocialização Foto: Divulgação

Com uma ideia na cabeça e muita vontade de ajudar ao próximo, o contador André Patrick Marinho Teles mudou a realidade de pelo menos 50 jovens no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica.

Depois de atuar no interior do Estado com a formação de jovens através de programas de qualificação, André sentiu o desejo de fazer o mesmo pelos moradores da sua comunidade. “Eu tinha a vontade, mas faltava o tempo. Quando deixei de ser instrutor desses programas, abri o meu escritório de contabilidade e separei uma sala para dar a qualificação para jovens e adolescentes do bairro”, explicou.

Através do curso de Rotinas Administrativas, os jovens do bairro aprendem detalhes essenciais para a atuação no mercado de trabalho e ainda são encaminhados para vagas de Estágio ou Menor Aprendiz. Para se inscrever, basta estar estudando e ter até 17 anos.

André Patrick Marinho Teles mudou a realidade de quase 50 jovens Foto: Divulgação

“O trabalho vai além da formação. Faço essa ponte de relacionamento entre o jovem e as empresas da região. Temos muitos empresários que mantém estagiários até de outras cidades por não saberem do potencial desses jovens”, acrescentou.

A formação dos jovens segue o mesmo padrão que André aplicava nos cursos que ministrava como instrutor do Sest/Senat. Os alunos têm aulas uma vez por semana e contam com apostilas do curso.

Ao todo, 48 jovens já passaram pela formação e a última turma está em fase de encaminhamento ao estágio. A quarta turma está com inscrições em cadastro de reserva. “Percebo que esses alunos precisam apenas de uma oportunidade. Oferecer capacitação é a forma que eu encontrei de incentivá-los a seguir por um bom caminho. Sinto que sou um pouco pai deles e isso me enche de orgulho”, comemorou.

#CompartilheoBem

O Movimento #CompartilheoBem busca contar histórias de pessoas que lutam pelo bem estar da sua comunidade, da sua cidade, do seu país. A campanha, lançada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), tem o objetivo de diminuir os índices de violência urbana no Espírito Santo, promovendo a cultura da paz.

O Movimento acredita que com o comprometimento de todos será possível continuar avançando na redução da violência no Estado. A campanha convida a sociedade a exercitar a tolerância no dia a dia e a solucionar de forma pacífica alguns conflitos que acontecem em casa, no trabalho e no trânsito.