Geral

Projetos sustentáveis agregam valor aos imóveis por, além de prezarem pelo meio-ambiente, valorizam também o bem-estar das pessoas e geram economia para moradores

Áreas bem iluminadas, arborizadas, com captação de energia através de placas solares, entre outros fatores, podem agregar muito valor a um imóvel no mercado imobiliário

Foto: Divulgação Manami

Os projetos sustentáveis estão em alta no momento! A busca por diminuir os impactos ambientais tem aumentado ultimamente. Além disso, investir em um imóvel como esse pode trazer vantagens para seu comprador.

A gerente de produto da InCompany, Mariana Merçon, explica que edificações sustentáveis têm maior valor no mercado imobiliário como vem sendo mostrado através de pesquisas do setor. Há aumento na velocidade na venda, sobrevalorização em relação aos seus vizinhos de tipologias semelhantes. Além disso, o custo da manutenção e operação desses edifícios são bem menores.

De acordo com a membra do conselho administrativo da Invite Inc. S.A, Paula Rody, as pessoas estão mais conscientes na hora de consumir. E por conta disso “elas pesquisam por produtos e empresas que tenham responsabilidade social, ambiental e econômica. E empreendimentos sustentáveis têm como pilares essas três premissas”, afirma.

Entre os objetivos do desenvolvimento sustentável, conforme Mariana explica, está a promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural do entorno em que o projeto está inserido. Isso implica em uma preocupação na integração da comunidade local em todo o processo de implantação, operação e uso do empreendimento, oferecendo vagas de trabalho na construção civil e na operação do condomínio. Além disso, prioridade aos fornecedores da região com o objetivo de valorizar os produtos locais e proporcionar incremento da economia regional.

Sobre as vantagens para os clientes, estão a economia de energia elétrica, o que faz com que os gastos financeiros sejam menores; espaços mais arejados, ensolarados e com áreas verdes que proporcionam ambientes de lazer, e ainda resultam na redução de estresse e diminuição do calor; valorização do imóvel no mercado imobiliário. Além disso, um imóvel sustentável incentiva as pessoas a praticarem ações que vão contribuir para a preservação da natureza. A conscientização das pessoas também é um fator importante.

Segundo Paula, existem diversas formas de incorporar a sustentabilidade nos projetos. Isso vem desde a prestação de mão de obra local à implementação de recursos mais sustentáveis no empreendimento, como reuso de água, captação solar, gestão de resíduos e coleta seletiva.

Em concordância, a gerente de produto fala que o ideal é que o projeto seja concebido por meio de uma arquitetura que respeite as condicionantes locais, ou seja, que leve em consideração as condições climáticas do ambiente em que se insere para reduzir os impactos ambientais. “Isso deve ser pensado desde o desenho da forma do edifício à concepção de recursos arquitetônicos que são capazes de proporcionar um maior conforto ao usuário, como por exemplo através de sombreamento com beirais, platibandas e brise-soleil e através da ventilação cruzada. Também através da escolha de materiais renováveis, recicláveis e menos poluentes ao meio ambiente”, afirma.

Segundo ela, a escolha de materiais locais também corrobora com a sustentabilidade pois diminui os custos de transporte. Além disso, há inúmeras tecnologias no mercado que proporcionam maior eficiência energética ao edifício, como captação de energia através de placas fotovoltaicas, aquecimento de água por placas termo solares, iluminação e equipamentos de baixo consumo, sistemas que reduzem o consumo de água, entre outras.

O conforto também está atrelado à sustentabilidade. Por isso, imóveis sustentáveis têm apostado na “domótica”. Essa é uma tecnologia que gerencia os recursos habitacionais, como eletrodomésticos, Wi-Fi, fechaduras de janelas e portas, tudo por meio de dispositivos móveis. Com isso, é possível controlar desde a iluminação até a climatização.

Essa tecnologia tem sido admirada no mercado por trazer segurança aos moradores. Por meio dela é possível detectar incêndios, vazamento de água e gás, assim como invasões na residência. Ainda é possível acompanhar as imagens da câmera de segurança mesmo à distância através do celular.

Um bom exemplo de empreendimento que visa a sustentabilidade é o Manami, um condomínio que em breve será erguido na Península da Guaibura, em Guarapari. De acordo com o membro do conselho de administração da Invite Inc. S.A, Romero Valença, “o empreendimento prevê a preparação de infraestrutura para abastecimento de carros elétricos, geração de energia fotovoltaica, gestão de controle da iluminação, da água e do gás dos apartamentos, com um clique no celular será possível apagar todas as luzes do apartamento e fechar o fornecimento de água. Para o gás, haverá sistema de detecção de vazamento que efetua o corte de fornecimento automaticamente e notifica o proprietário através do smartphone, reutilização de água para rega de plantas e separação do lixo. São aspectos que trazem muito conforto, comodidade, segurança e, principalmente, o consumidor entende que está fazendo a parte dele perante o meio ambiente ao adquirir um imóvel como esse”, fala.

Foto: Divulgação Manami

A Invite é uma incorporadora fundada em 2016 voltada para o mercado imobiliário de médio alto e alto padrão, com projetos residenciais, hoteleiros e smart use. Incorpora empreendimentos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, internacionalmente, em Lisboa, Portugal.

Foi pioneira na incorporação de produtos fracionados no segmento de médio alto padrão, com empreendimentos em Campos do Jordão e Búzios. A Invite é uma empresa de inovação, com projetos disruptivos e alinhados às novas tendências do mercado. Atende às necessidades e desejos dos consumidores, através da diferenciação e valorização dos imóveis para clientes e investidores.