Geral

Proliferação de cogumelos intriga moradores da Grande Vitória

Apesar de alguns cogumelos, como shitake, shimeji e champignon serem uma iguaria culinária, os que surgiram nos canteiros de Vitória são tóxicos

Proliferação de cogumelos intriga moradores da Grande Vitória
             Proliferação de cogumelos na Avenida Norte Sul, em Vitória. Foto: Matheus Bonela

A proliferação de cogumelos urbanos em vários pontos da Grande Vitória tem chamado a atenção de moradores, que se questionam quanto a razão do súbito desenvolvimento do fungo.

Os cogumelos podem ser avistados em toda extensão da Avenida Norte Sul, na altura do bairro Jardim Camburi; no canteiro central da Avenida Dante Michelini; nas áreas localizadas na parte de trás do Shopping Vitória e em vários parques, pontos turísticos e jardins da Grande Vitória.

Apesar de alguns cogumelos, como shitake, shimeji e champignon serem uma iguaria culinária, eles são exceções. A maioria é tóxica e, por isso, faz sentido preocupar-se quando eles aparecem no jardim em épocas chuvosas, principalmente com crianças e animais de estimação, principalmente cães. Afinal, como explicar para o filho ou o cão que aquele “guarda-chuvinha” não é de comer?

“Tem que ter cuidado. A maioria dos cogumelos são tóxicos. Tem gente que acha que comer fungo é bom, é afrodisíaco, mas ingerir esse tipo de fungo não é uma coisa muito boa”, explica o coordenador do Programa de Mestrado em Ecologia de Ecossistemas da Universidade de Vila Velha, Dr. Marcelo da Silva Moretti.

Os pontos brancos no canteiro da Avenida Norte Sul são todos cogumelos. Foto: Matheus Bonela

De acordo com o biólogo, o fungo não é nada prejudicial para o jardim, ao contrário, ele “filtra” a matéria orgânica para a absorção das plantas. Isto é, se apareceu no seu gramado é porque o espaço está bem nutrido.

“A melhor forma de se livrar do fungo é arrancar pela raiz e jogar no lixo. E ressalto, ele não pode ser consumido de forma alguma, pois pode ser extremamente perigoso a quem o consome por ser tóxico”, alerta Moretti.  

De acordo com ele, os cogumelos vistos pelos canteiros de Vitória surgem para decompor a matéria orgânica presente no solo. “O solo estava muito seco, agora começou a chover, deu umidade e tem matéria orgânica, aí o fungo aparece para decompor”, explica.

Cogumelos

Existem aproximadamente 1,5 milhão de espécies de cogumelos catalogados e, segundo os biólogos consultados pelo Folha Vitória, nenhuma característica física denuncia com precisão a existência ou não de veneno ou substâncias alucinógenas, o que torna a tarefa de identifica-los no “olhômetro” muito arriscada e perigosa.

Os cogumelos priorizam áreas úmidas e sombreadas e, geralmente, duram menos de uma semana ao sol.