O novo Hospital São Lucas voltará a funcionar nesta quinta-feira (01) com 210 leitos, além de salas de observação, consultórios e terapia intensiva no Forte São João, em Vitória. Foram contratados 244 profissionais para trabalhar no pronto-socorro do hospital.
O Hospital São Lucas é referência em traumas e a nova estrutura está no segundo andar da unidade. A partir desta quinta-feira (01), os casos de urgência e emergência que iam para o anexo do Hospital da Polícia Militar (HPM), onde funciona uma estrutura provisória do São Lucas, serão atendidos na nova unidade.
De acordo com o secretário de saúde (Sesa), Ricardo de Oliveira, os pacientes que ainda estão no antigo pronto-socorro do São Lucas, em Bento Ferreira, vão continuar sendo atendidos por lá.
“Nós vamos realocar essas pessoas nos hospitais da rede de forma gradativa. Uma parte continua lá porque o local provisório não pode ser desativado imediatamente”.
O secretário disse ainda que, com a nova estrutura, os casos de lotação e atendimentos realizados pelos corredores, que muitas vezes foram noticiados pelo Jornal On Line Folha Vitória deixarão de existir, pois o número de leitos sobre de 109 para 210.
“Nós vamos aumentar a infraestrutura para atender o paciente que aqui chega. Por exemplo, temos 109 leitos na antiga unidade e vamos ter 210 aqui. Então isso dá um atendimento de infraestrutura de leitos para que a gente possa acomodar melhor as pessoas”.
A expectativa da Sesa é de que a procura pelo hospital pode aumentar após a inauguração. Por causa disso, a associação beneficente que administra o hospital contratou 244 profissionais, entre médicos cirurgiões, clínicos gerais, ortopedistas, oftalmologistas e dentistas para trabalharem no pronto-socorro do novo Hospital São Lucas.
De acordo com a Sesa, os novos profissionais devem atender quase cinco mil pacientes por dia na unidade referência em trauma. O prédio onde funcionará o novo São Lucas foi apresentado nesta quarta-feira (30) para a imprensa.
Veja: