O apoio para a preservação de água em Cachoeiro já atinge 90 áreas de produção rural. Esse apoio consiste na construção de pequenas barragens e caixas secas, para que produtores possam enfrentar o período de escassez de chuva.
Um dos beneficiários do projeto é Leandro Andrade, que planta jiló e limão em Bebedouro, localidade do distrito de Córrego dos Monos. “Estou muito satisfeito com a construção da barragem. Tem me ajudado muito e já estou usando a água dela para irrigar a produção. Nos outros anos, perdi grande parte da lavoura por falta de água”, disse Leandro.
Qualquer produtor rural pode solicitar esses serviços à Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai). A assistência técnica do início à conclusão da obra é gratuita e o solicitante ainda tem como benefício um desconto de 90% sobre o valor bruto da utilização do maquinário da prefeitura.
Outros benefícios
Outros efeitos positivos das barragens e caixas secas, além do armazenamento de água, são a alimentação do lençol freático no local e a contribuição para evitar erosões. Os produtores podem ter mais informações sobre o projeto pelo telefone 3155-5359.