Geral

Protesto a favor do Rio Doce é marcado para a véspera de Natal em Colatina

De acordo com a Diocese de Colatina, organizadora do protesto, o município vive as consequências do “mar de lama”, que após um mês ainda prejudica o abastecimento

O manifesto deve ter início no bairro São Silvano, próximo à Ponte Florentino Avidos Foto: ​TV Vitória

Um protesto a favor do Rio Doce espera mobilizar os moradores de Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo. A manifestação está marcada para a próxima quinta-feira (24), a partir das 9 horas.

De acordo com a Diocese de Colatina, organizadora do protesto, o município ainda vive as consequências do “mar de lama”, que há um mês prejudica o abastecimento e traz desconfiança por parte dos moradores sobre a qualidade da água.

O manifesto deve ter início no bairro São Silvano, próximo à Ponte Florentino Avidos, de onde o grupo deve partir em caminhada até o Centro da cidade. Os participantes são convidados a levar faixas e cartazes, e a usar roupas e bonés na cor preta.

“A ideia é que essa manifestação se repita ao longo dos próximos dez anos, a fim de que o problema não seja esquecido pela sociedade, pelo poder público e pelos responsáveis”, afirmou a Diocese.

Na última quarta-feira (16), completou um mês que a lama de rejeitos de minério da Samarco chegou ao Espírito Santo. A equipe da TV Vitória/Record voltou a sobrevoar os municípios capixabas atingidos diretamente pelo maior desastre ambiental do país.

Sobreviventes falam do futuro e querem reerguer comunidade

Baixo Guandu, Colatina, Linhares. ainda vivem um drama e compartilham o mesmo cenário. A situação do leito do Rio Doce, do alto, permanece a mesma.

Em um espaço curto de tempo, as três cidades sofreram mudanças de grandes proporções. A lama, proveniente das barragens que se romperam, no início de novembro, em Minas Gerais, trouxe uma enxurrada de problemas. Cerca de 317 mil pessoas foram impactadas, direta ou indiretamente, nos municípios banhados pelo Rio Doce, no Estado.