Geral

Protesto de moradores fecha avenida Dante Micheline, em Jardim Camburi

Os moradores atearam fogo em pneus e em pedaços de madeira e bloquearam a passagem dos veículos na altura do viaduto que dá acesso à Vale, no sentido Serra

A pista, no sentido Serra, foi totalmente bloqueada Foto: Camila Juliatti Galletti/Utilidade Capixaba

Um protesto de moradores interditou a pista no final da avenida Dante Micheline, em Jardim Camburi, na manhã desta segunda-feira (03).

De acordo com informações da Guarda Municipal de Trânsito, o que motivou a manifestação foram os alagamentos no bairro Hélio Ferraz, na Serra. 
Segundo os manifestantes, a empresa Vale foi a responsável pelo transbordamento da lagoa Pau-Brasil, após as fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória. 

Os moradores atearam fogo em pneus e em pedaços de madeira e bloquearam a passagem dos veículos na altura do viaduto que dá acesso à mineradora, no sentido Serra. O trânsito ficou complicado na região e um desvio, por dentro do bairro Jardim Camburi, foi organizado.

A manifestação chegou ao fim por volta das 10h40, quando a pista foi liberada.

Resposta da empresa

Por meio de nota, a Vale informou que a lagoa recebe a água da chuva de sete bairros e de parte da BR-101 e no local não existe nenhum tipo de comporta ou sistema que controle a vazão da água. A empresa também informou que em virtude da chuva, houve extravasamento de resíduos oleosos, provenientes da estação de tratamento, mas os órgãos ambientais já realizaram inspeção no local.

A Vale ressaltou que está tomando todas as medidas para conter e recolher o material que ficaram contidos na área da lagoa, e que está aberta ao diálogo com a comunidade. A empresa informou que recebeu representantes dos moradores para tentar, junto ao poder público municipal, buscar soluções para a questão.