Um protesto de rodoviários da viação de ônibus municipal que opera em Vila Velha, a Sanremo, interrompeu o trânsito na Avenida Carlos Lindenberg, na altura do bairro da Glória, na manhã desta quarta-feira (20).
De acordo com Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES), a manifestação aconteceu devido a supostas ameaças feitas por motoristas de vans clandestinas de Vila Velha.
Veja a situação do trânsito em tempo real!
“O estopim para o protesto foi que nessa semana, um motorista de uma van armado ameaçou um motorista nosso. Eles ficam abordando os passageiros até dentro dos ônibus para que eles desçam e entrem nas vans. Esses problemas acontecem há muito tempo, mas o medo com que os motoristas estão trabalhando está maior. Por isso estamos nos manifestando hoje”, afirma o diretor do Sindirodoviários-ES, João Luiz Alves.
Além da insegurança, os motoristas afirmam terem medo, também, de demissões já que as vans irregulares tiram um número significativo de passageiros dos ônibus. “Nós temos medo de perder o emprego também porque, ainda mais com a crise, o número de passageiros tem diminuído e isso também nos assusta”, completa Alves.
A empresa Sanremo confirma que abordagens de motoristas de vans clandestinas a motoristas da empresa acontecem e que isso prejudica o sistema de horário dos ônibus, além do número de passageiros nos 86 coletivos em circulação no município.
A assessoria de imprensa da empresa afirmou que já registrou reclamações na Prefeitura de Vila Velha e denúncias no Ministério Público do Espírito Santo (MPES) contra a atuação das vans clandestinas no município, mas que não obteve nenhum retorno dos órgãos. A Sanremo destacou, ainda, que o município também perde com a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS).
Com o protesto, os itinerários dos ônibus ficaram todos prejudicados durante a manhã desta quarta-feira (20). De acordo com a Guarda Municipal de Trânsito de Vila Velha, o tráfego ficou congestionado no sentido Vitória a Vila Velha. A manifestação terminou por volta das 10 horas.
Em nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que a informação sobre a falta de diálogo da administração com a empresa e o sindicato não procede. A prefeitura disse que na última reunião, na segunda-feira (18), foi informado que a partir desta quarta (20) haveria um reforço na fiscalização com uma operação que aconteceu na Praia da Costa.
A prefeitura concluiu informando que os motoristas clandestinos estão sujeitos à notificação, multa e condução para a delegacia.