Geral

Protesto interdita BR-101 e provoca congestionamento de 3 km, em São Mateus

A manifestação foi pacífica e durou cerca de 2h30. As pistas dos dois sentidos, que tinham sido interditadas, foram liberadas por volta das 8h25

Foto: Divulgação/ PRF-ES

Cerca de 50 pessoas ligadas à Associação de Agricultores e Produtores Rurais de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, fizeram um protesto na manhã desta sexta-feira (10), na BR-101.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A pista chegou a ficar interditada nos dois sentidos, na altura do km 58, por volta de 2h30. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, por conta da interdição, a via ficou um congestionamento de cerca de três quilômetros. A pista foi liberada por volta de 8h25.

A manifestação foi pacífica. Ainda de acordo com a PRF, os manifestantes fazem parte da associação de pessoas assentadas em área de uma empresa de celulose. Eles alegam violência por parte da empresa e descumprimento de acordos.

Em nota, a Suzano disse que repudia esse tipo de manifestação que cerceia o direito de ir e vir das pessoas e reiterou que a ação é ilegítima, conduzida por grupos que vêm se utilizando de invasões a áreas da empresa para a prática da comercialização irregular de terrenos e que não representam a comunidade local.

Por ocasião da última manifestação desse grupo, a Polícia Militar acordou uma reunião para que as partes fossem ouvidas. Apesar da oportunidade de diálogo, o grupo não se fez presente. Cabe reforçar que a empresa cumpre integralmente as legislações ambientais e trabalhistas aplicáveis às áreas em que mantém atividades, tendo como premissas em suas operações o desenvolvimento sustentável e a geração de valor e renda, reforçando assim seu compromisso com as comunidades locais e com o meio ambiente. Reconhece também a relevância da presença das legítimas comunidades nas regiões onde atua e sempre prioriza o diálogo aberto e transparente, de maneira amigável e equilibrada“, finaliza a nota.

LEIA TAMBÉM:

>> ES é o 3º entre Estados que mais implementaram ações para comunidade LGBTQIA+

>> Cobra de quase 2 metros assusta morador de condomínio na Serra

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.