Moradores fazem uma manifestação na avenida Jerônimo Monteiro, em Vila Velha, e interditaram parte da via na manhã desta sexta-feira (13). De acordo com informações dos manifestantes, as galerias de esgoto precisam ser limpas e falta assoreamento no bairro Paul.
Além disso, eles reivindicam ainda uma posição da prefeitura do local, que já havia prometido entregar um projeto de limpeza. O grupo alegou também que falta assoreamento das galerias, que têm provocado alagamentos, em dias chuvosos.
‘Os bueiros transbordam em dias de chuva, quando chove forte ainda é pior. Precisamos limpar todas as galerias da região. Nós pedimos ajuda da prefeitura que firmou um compromisso com a comunidade e até o momento não cumpriu. Nós queremos alguém com uma resposta de previsão das obras’, desabafou um representante dos moradores.
Ainda de acordo com o morador, no final de janeiro deste ano, eles realizaram uma outra manifestação, e na época, a prefeitura teria informado que o projeto de limpeza teria inicio em 15 dias, no entanto, nada foi feito. Parte da avenida foi tomada por pneus e pedaços de madeira.
Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha, informou que duas equipes da Guarda Municipal estão no local para o ordenamento do trânsito na Avenida Jerônimo Monteiro, em Paul. No local, os manifestantes reivindicam a limpeza das galerias sob alegação de que o assoreamento delas contribui para os alagamentos na região. O protesto começou por voltas das 6 horas da manhã e a via está interditada nos dois sentidos. O trânsito está sendo desviado com o auxílio da Guarda Municipal pelas vias transversais.
A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), informa que uma empresa contratada pela municipalidade realiza sistematicamente os serviços de limpeza e desassoreamento das redes de drenagem e caixas-ralo. Já com relação as galerias de Paul, a PMVV está em negociação com o Governo do Estado para a captação de recursos para a execução das intervenções necessárias na região, que são mais complexas e extensas.
Com informações do repórter Vitor Moreno, da TV Vitória / Record TV.