O ano de 2014 foi marcante para o jornal online Folha Vitória. Não somente pelos recordes de acessos e novas funcionalidades que trouxeram mais proximidade e interatividade do leitor com o jornal, mas, também, pelas coberturas marcantes produzidas pela equipe de reportagem.
Um ano de eleições, Copa do Mundo e outros fatos marcantes mostraram que a qualidade do jornalismo verdade da Rede Vitória também está no online. O resultado está nos acessos às notícias.
Nesta retrospectiva, acompanhe as notícias mais acessadas, separadas por editoria, no ano de 2014:
Entre as notícias mais lidas da editoria de Geral, estão a greve dos rodoviários, que fizeram até uma paralisação surpresa, na Grande Vitória, no dia 26 de novembro. Os ônibus não circularam. A categoria entrou em greve por um dia apenas, suficiente para provocar o caos.
O jornal online Folha Vitória tem a tradição de noticiar em tempo real os estragos causados pelas chuvas no Estado. As fortes chuvas de outubro, foram destaque no jornal. A “nuvem rolo”, que trouxe fortes rajadas de vento, também chamou a atenção.
O sumiço do médico capixaba, Roberto Gomes, após lançar um livro em São Paulo também foi um dos destaques. A polícia continua investigando o fato.
Outras notícias da editoria que estiveram entre as mais lidas, foi o caso de um bebê, de cinco meses, que morreu após o pai colocar o filho no colo da mãe dormindo, e o caso da família que desapareceu após uma festa, na Grande Vitória.
A redação integrada de jornalismo da TV Vitória/Record com o jornal online Folha Vitória trazem sempre a maior e mais completa cobertura da editoria de polícia. Alguns casos marcaram os capixabas em 2014.
Uma das notícias mais lidas do ano foi o caso da jovem Gabriela Sampaio, de 24 anos, vítima de estupro e estrangulamento, em junho. Imagens da jovem morta circularam na internet. Ciúmes teriam sido o motivo do crime. O fato chocou os capixabas e teve grande repercussão.
Além disso, um dia que deveria ser de festa e comemoração, terminou em confusão e feridos. Um show promovido por uma rádio, em Camburi, na Capital e terminou com uma mulher baleada, três pessoas esfaqueadas e uma pisoteada, no dia 27 de julho.
Outro fato que marcou o ano foi o da jovem Jéssica de Oliveira, de 19 anos, que desapareceu em novembro. O corpo da moça foi encontrado em avançado estado de decomposição no bairro Cangaíba, em Cariacica, em dezembro. A jovem deixa uma filha. Ainda não ficou claro o motivo da morte de Jéssica.
Maus tratos a animais também marcaram o ano. Um caso de destaque foi um vídeo de um homem atirando com uma espingarda em um cavalo que causou revolta. Luiz José de Souza Junior, um agricultor de Ecoporanga, de 31 anos, foi ouvido e liberado na delegacia.
Quando a busca pela fama vira caso de polícia. Em janeiro, vários jovens recorreram à nudez para ficarem famosos nas redes sociais.
Em ano de eleições, a editoria de política do jornal online Folha Vitória teve ainda mais acessos. Desde a cobertura em tempo real da apuração para governador, deputado estadual e federal, senador e presidente, até as repercussões do cenário político.
A morte do então candidato à presidência Eduardo Campos (PSB), em um trágico acidente de avião em Santos, litoral paulista, em agosto, foi uma das notícias mais acessadas. Já no Espírito Santo ganhou destaque um acidente automobilístico matou o deputado estadual Glauber Coelho (PSB), aos 40 anos, em agosto.
Os onze candidatos à presidência tiveram os perfis esmiuçados no jornal online com os posicionamentos e ideologias para facilitar a compreensão dos leitores. O mesmo foi feito com os deputados estaduais. Conheça um a um.
Com 51,64%, a presidente Dilma Rousseff (PT) conquistou a reeleição. Na internet, porém, protestos pedindo o impeachment de Dilma foram marcados. A eleição se mostrou polarizada entre PSDB e PT através das redes sociais.
O ano de 2014 não foi um dos melhores na área econômica. Com o Brasil quase estacionado no resultado do Produto Interno Bruto (PIB), e as mudanças promovidas pelo governo na mudança do superávit fiscal na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O Espírito Santo teve amplo destaque na editoria de economia do Folha Vitória.
A notícia de que os supermercados deixariam de receber o auxílio alimentação da bandeira Alelo, em novembro, foi uma das mais acessadas. Após polêmica, porém, os estabelecimentos voltaram a receber o tíquete.
Comprar gasolina a R$ 1,80 o litro só acontece uma vez por ano. No Estado, o Dia da Liberdade de Impostos fez muitos motoristas acordarem cedo para irem aos postos. Descontos acima do convencional também chamaram a atenção dos capixabas na Black Friday.
Cobrança de pedágio mexe com o bolso do capixaba. E o Folha Vitória esteve em todos os casos polêmicos. Dentre eles, a cobrança do pedágio da BR-101, e também da Terceira Ponte que foi suspenso e voltou a ser cobrado.
O ano do entretenimento foi repleto de polêmicas e assuntos envolvendo as celebridades do showbiz.
A morte do filho do anão Marquinhos, assistente de palco do Domingo Show da Rede Record, em novembro, foi uma das notícias mais acessadas do ano. O caso teve grande repercussão entre fãs que se solidarizaram.
O desabafo que envolve um dos maiores jogadores do mundo, Neymar, deu o que falar. A mãe do filho de Neymar, Carol Dantas disse que os avós mimam muito Davi Lucca. Outro destaque foi o anúncio das integrantes do Bonde das Maravilhas Karoliny Carvalho, de 18 anos, e Renata Maciel, de 14, que ficaram grávidas juntas.
O cenário capixaba também foi movimentado, principalmente com a volta do apresentador Amaro Neto no comando do Balanço Geral, da TV Vitória/Record. A volta de Amaro, juntamente com a nova programação e a estreia do Trovão Azul, também esteve entre as mais acessadas.
O ano de 2014 também foi histórico para o Estado. Um mega show do ex-Beatle Paul McCartney reuniu mais de 34 mil pessoas no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, em novembro. McCartney falou diversas frases em português com ajuda de uma “colinha” e no final soltou: “Aqui tá pocando”.
Outros destaques do ano se dão pela ascensão de Sandra Annemberg nas redes sociais, o choque de uma estátua do homem-aranha tendo uma ereção e a repercussão da baixa audiência do programa da Band, CQC.
O ano de 2014 também foi muito especial para o esporte. A Copa do Mundo movimentou a editoria de esportes e o jornal online Folha Vitória fez a cobertura mais completa. Desde os jogos do mundial, até detalhes da estadia das delegações da Austrália e Camarões no Espírito Santo.
Neymar, novamente, foi um dos personagens mais acessados. A lesão que o craque sofreu durante um jogo, chamou a atenção e despertou a possibilidade de fraude. O vexatório 7 a 1 contra a Alemanha foi um fato que os torcedores querem esquecer. O fato virou até piada.
No Espírito Santo, o cenário esportivo foi movimentado com a – quase – conclusão do estádio Kleber Andrade, em Cariacica. O estádio já foi sede de jogo oficial e até do show do Paul McCartney.