Uma das estatísticas capixabas levantadas este ano ganhou a atenção da mídia e da população do Estado. O Espírito Santo tem uma farmácia para cada 1.730 habitantes, segundo dados do Conselho Regional de Farmácia (CRF). O número é quase cinco vezes maior que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que estipula como ideal uma para cada oito mil habitantes. Só em 2017, já são mais de 60 novas lojas.
A quantidade de farmácias espalhadas principalmente pela Grande Vitória choca. Existe uma sensação que há uma a cada esquina, atraindo os clientes pela forte diversificação de seus produtos e por estarem na rota de consumo.
Com um menu recheado de marcas farmacêuticas, diferenciar-se se torna imprescindível e, aqui, não se fala mais de atendimento, parcerias, preço, proximidade ou variedade, mas, sim, de longo relacionamento.
“Quando falamos de relacionamento, não estamos falando de ligações ou e-mails. Aproximar-se do público e manter essa relação estreita é feita atendimento pós atendimento”, explica a diretora de Marketing da Rede, Ariane Delevedove.
Em bairros onde a população tem menos acesso aos serviços de saúde, a figura do farmacêutico é vista como um profissional cuidador do cliente, que retorna com muito mais frequência à farmácia, procurando orientação para casos emergenciais. Neste ponto, saem na frente as redes locais que já criaram laços com seus clientes. Esse comportamento é visto, também, em cidades fora dos grandes centros metropolitanos e ganha peso legal com a Resolução CFF 586/13, que regula a prescrição farmacêutica e coloca o profissional farmacêutico, definitivamente, como protagonista da atenção primária para a melhoria da saúde no Brasil.
A Rede Farmes é uma das marcas de varejo farmacêutico que mais exemplificam esse tipo de relação com a população da região onde sua loja está localizada. A rede é genuinamente capixaba, a maior do Espírito Santo, sendo mais de 100 lojas, cobrindo quase todo estado. Suas lojas estão, principalmente, em bairros distantes de bairros nobres e cidades pequenas, onde a cultura do “farmacêutico da família” é mais forte.
Este mês, a rede comemora 20 anos e escreve mais uma página de sua história de tradição e experiência no cuidado com a família capixaba, saindo na frente, pela identidade, fidelidade cultural e proximidade com seus clientes.
“Acreditamos que o sucesso é mostrar atenção e querer mostrar mais e mais ao seu cliente em todos as etapas da nossa relação. Não queremos apenas uma venda, mas a oportunidade de tê-lo em nossas lojas periodicamente”, ressalta Ariane.