A psicopedagoga Patrícia Almeida está lançando um livro que ensina as mulheres a se libertarem de relacionamentos abusivos marcados por violência psicológica.
O livro “Mulheres correm perigo! Gaslighting: o que você tem de saber sobre esse tipo de manipulação psicológica na relação afetiva” foi escrito a partir da vivência da própria autora como vítima de violência doméstica.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
No decorrer da obra, a autora conta que, antes de chegar à violência física, em geral, os abusadores começam com diversas formas de violência psicológica, desde xingamentos ao desmerecimento e, em alguns casos, o famoso gaslighting.
“O livro é um treinamento para que as vítimas se libertem das relações abusivas”, resumiu Patrícia.
O que é gaslighting?
Patrícia Almeida explica que gaslighting é um tipo de violência psicológica muito comum, em que os abusadores manipulam a realidade para confundir a vítima e convencê-las a fazer o que eles querem.
“Por exemplo, a esposa encontra uma mensagem comprometedora no celular do marido e, decepcionada, o questiona se está sendo traída. Ele, por sua vez, diz que ela não viu nada demais e ainda a chama que paranoica, ciumenta, desequilibrada e bisbilhoteira. Isso é gaslighting“, esclareceu a autora.
Como surgiu a ideia de escrever o livro?
A autora afirma que decidiu escrever o livro após ter conseguido se afastar de um relacionamento abusivo em que estava inserida.
Ao tentar entender o que havia sofrido, Patrícia encontrou o termo gaslighting contudo, os conteúdos sobre o assunto eram densos e com linguagem acadêmica.
“Tive então o desejo de escrever um livro “traduzindo” as informações em uma linguagem clara e objetiva, com o intuito de ajudar outras vítimas a se reconhecer no ciclo dos abusos, pois acredito que somente aprendendo como os abusadores agem é possível diminuir os riscos de cair em novos relacionamentos abusivos”, disse.
Patrícia Almeida orienta que, caso as leitoras se identifiquem com as características descritas no livro, o ideal é se afastar do abusador. Caso não seja possível realizar esse afastamento rapidamente, existem algumas atitudes que podem ser feitas para se “blindar” ao máximo e resistir às provocações.
“Porém, enquanto se “blinda” e se planeja para sair da relação abusiva a vítima pode, discretamente, reunir o máximo de provas que conseguir, para tentar provar judicialmente os abusos. Caso decida denunciar, a mulher deve unir prints, áudios e também fazer acompanhamento psicológico. Além disso, não deve-se guardar as provas em casa, para o abusador não destruí-las”, aconselha a autora do livro.
Como adquirir o livro?
O livro pode ser adquirido por meio da plataforma de vendas Hotmart pelo valor de R$ 20.
“Foi pelas mulheres que eu escrevi o livro. Por aquelas que não conseguem romper a relação porque estão profundamente abaladas. Por aquelas que não tem condições financeiras para custear um apoio psicológico, não tem família ou a família não pode ajudar”, disse.