Geral

Público celebra 102º aniversário do Parque Moscoso

Publico celebra aniversário do Parque Moscoso Foto: Divulgação/Prefeitura

Atividades recreativas e culturais e o tradicional “Parabéns pra você” marcaram a comemoração dos 102 anos do Parque Moscoso, no último domingo (25). Neste ano, foi o público que apagou as velinhas do bolo.  

A ideia foi do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que levou a maquete até as pessoas. “Todos os anos, cantamos o parabéns na Concha Acústica e vocês aí. Hoje, eu quero inovar. Vamos cantar juntos aí com vocês”, disse o prefeito, que se referiu ao parque como sendo um lugar mágico: “Temos um ótimo espaço, com uma vegetação de Mata Atlântica. Além disso, esta Concha Acústica é uma das poucas no país”, disse.

Mesmo com o tempo nublado, foi grande a movimentação dos visitantes no local. A costureira Cleidiane Alves Oliveira da Silva saiu de Vila Velha para levar o filho Gabriel Alves da Silva, 4 anos, para brincar no parque.

“Eu venho pouco aqui, mas fiquei sabendo desse dia e trouxe o meu filho”, disse Clediane. Gabriel que se deliciava com algodão-doce, disse que queria ver o teatro. “Já brinquei e vi peixinhos. Agora vou ver teatro”, falou.

Música

No aniversário de 102 anos do parque, teve música com o Coral Recordar é Viver, do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz, que foi regido pela maestrina Angela Volpato. O grupo encantou o público com suas canções e, em especial, com a música “Vitória”, composta por Maria Pulséria, de 90 anos.

Dona Maria Pulséria frequenta o coral, o grupo de teatro e o grupo de dança do CCTI e diz que “viver é cantar, dançar e declamar poesias”. “Por enquanto, não preciso que cuidem de mim, faço tudo sozinha. Estou aqui, mas já deixei minha casa arrumadinha e meu café coado”.

Teatro

Após o “parabéns”, o Grupo de Teatro Vira-Latas encenou a peça de rua “São Pedro – os irmãos e a serpente”, prendendo a atenção do público por quase uma hora.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, falou da importância do Parque Moscoso para a cidade de Vitória, com sua vegetação e histórias. “Temos 18 parques na capital, mas este se destaca pela sua história, que se mistura à história de Vitória. Hoje, este parque não é mais de Vitória, mas da Região Metropolitana. Muitas famílias têm histórias felizes aqui”.

As comemorações dos 102 anos do parque mais antigo da capital incluíram oficinas de reciclagem, como bolsas de banner, porta-lápis com caixa de leite e de suco, trilhas sensoriais, além de distribuição de pipoca, bolo de aniversário, refrigerante e algodão-doce.

O aniversário do Parque Moscoso faz parte das atividades do Circuito Parques e Praças, um projeto da Prefeitura de Vitória em parceria com a Rádio Litoral FM.