SenseKids: primeira escola Montessoriana de Vitória
A missão da instituição é educar para a vida e contribuir com a sociedade por meio da formação integral das crianças
O desejo de contribuir com a formação dos seres humanos é algo que pulsa muito forte em diversas pessoas. Há 2 anos, as médicas pediatras, Carolina Lino e Vanessa Barreto, iniciaram a missão de auxiliar no desenvolvimento de crianças do Espírito Santo. Com isso, o resultado foi a fundação da primeira escola que aplica a filosofia montessoriana em Vitória, a SenseKids.
Elas estavam focadas no objetivo principal de educar para vida e entregar à sociedade indivíduos com potencialidades como, por exemplo, criatividade, proatividade, gestão de diferenças, educação socioemocional, espírito de cooperação, tomada de decisão, autoeducação.
Para alcançar esse objetivo, a escola traz um currículo montessoriano estruturado que inclui educação sensorial, assim como a cósmica (o objetivo é oferecer à criança uma compreensão do mundo), matemática, linguagem (iniciação do interesse da criança pela leitura e a escrita), vida prática (atividades do dia-dia), sensório-motor, além de ioga, inglês todos os dias, musicalização e educação física.
O ambiente escolar foi todo projetado para que a criança entenda como as coisas do mundo funcionam. Para isso, uma parte do currículo, denominado Vida Prática, é composto por diversas atividades do dia a dia que incluem lavar louça, servir-se, limpar, vestir-se, lavar e cortar verduras, escovar os dentes e ser gentil. Com isso, a criança desenvolve habilidades de graça e cortesia.
A escola possui três turmas: nido (4 meses a 1, 5 ano), KIDS 1 (1,5 a 3 anos) e Kids 2 (3 a 6 anos incompletos) e conta com uma alimentação diferenciada através de um cardápio planejado semanalmente que é disponibilizado no aplicativo da escola. Através do aplicativo, as famílias conseguem acompanhar ainda a rotina da criança durante o dia (alimentação, soneca).
Sobre os frutos que estão sendo colhidos, a gestora Carolina Azevedo conta que “atualmente o resultado está sendo lindo de se ver. Estamos presenciando a transformação e desenvolvimento de cada aluno dentro das habilidades e competências esperadas. Isso tudo por meio de muita observação, anotação, análise, levantamento de dados e também da parceria com as famílias.
A respeito dos próximos objetivos, Vanessa Ramalho, diretora pedagógica, conta que “os próximos passos estão relacionados às observações sistematizadas que nos ajudam no levantamento de dados e acompanhamento de perto dos professores, auxiliares e alunos. O objetivo é traçarmos metas e acompanharmos de perto o desenvolvimento de cada aluno e o crescimento dos educadores. Desejamos consolidar ainda mais a metodologia e apresentar de forma clara os resultados para cada família que escolhe fazer parte dessa história”.
Método Montessori
A metodologia Montessori foi criada pela médica e pedagoga Maria Montessori, na qual a fundamentou em alguns pilares: ambiente preparado, adulto especializado, material científico e criança em paz. De acordo com uma das fundadoras da escola, Carolina Lino, esse método foi escolhido por promover uma educação que vai além do pedagógico oferecido no ensino tradicional, proporcionando o desenvolvimento de habilidades que são primordiais para o ser humano deste século.
Entre essas habilidades estão a gestão de pessoas, que envolve o respeito às diferenças, bem como a resolução de problemas. E isso se torna possível por meio de turmas organizadas por agrupamento etário. Uma das características do Método Montessori é que as crianças de diferentes idades trabalham em uma mesma classe. E através de um plano de aprendizagem individualizado, é possível acompanhar de forma personalizada o desenvolvimento, no ritmo e necessidade de cada criança.
O fato de cada criança permanecer por mais de doze meses em cada sala permite o estabelecimento de vínculos mais efetivos dos que os construídos no modelo seriado. O aluno não precisa passar por um processo de adaptação a cada ano e o professor já possui vários conhecimentos sobre seus alunos, como preferências, rotinas, relações familiares, desejos, ritmos de aprendizagem.
Seguindo esse caminho, as salas são minuciosamente organizadas com materiais/atividades que compreendem cada uma das áreas do currículo supracitadas. Todos esses materiais ficam disponíveis na altura das crianças e foram projetados e pensados para que elas os manipulem livremente e desenvolvam o processo de aprendizado de forma concreta.
Nesse modelo de sala, as crianças têm liberdade para escolherem o material que desejam trabalhar e o professor tem o papel de ser o facilitador desse processo, além de fazer o acompanhamento sistematizado do desenvolvimento de cada criança.
O material é cientificamente projetado para que com a própria manipulação e com muita repetição a criança consiga trabalhar e promover o próprio processo de aprendizagem. Ao oferecer toda essa estrutura e didática para seus alunos, a SenseKids mostra que busca maneiras de fazer com que as crianças possam desenvolver habilidades e, dessa forma, ter a bagagem necessária para que quando crescerem possam contribuir para a construção de uma sociedade melhor.