Simec Cariacica completa quatro anos de atividades
Unidade de aços longos do Grupo Simec, a empresa absorve em média 70% da sucata de aço gerada no Estado, matéria-prima que é utilizada na fabricação de seus produtos
Maior recicladora de sucata de aço gerada no Espírito Santo, a Simec Cariacica, unidade de aços longos do Grupo Simec, completou quatro anos de atividades. A empresa, que gera 950 empregos diretos e indiretos, tem capacidade de produção anual de 600 mil toneladas de tarugo e 450 mil toneladas de vergalhões, barras e perfis.
A unidade capixaba tem como principais clientes os segmentos automotivo, de energia, construção mecânica e construção civil, sendo estratégica para o Grupo Simec que, além do Espírito Santo, atua em São Paulo (Pindamonhangaba) e em Minas Gerais (Itaúna), somando dez anos de Brasil. No exterior, está presente no México, seu país de nascimento; nos Estados Unidos e no Canadá.
“A Simec Cariacica tem diferenciais que muito nos orgulha: absorvemos em média 70% da sucata de aço gerada no Estado, matéria-prima que é utilizada na fabricação dos nossos produtos. Da mão-de-obra local, em torno de 50% residem no município de Cariacica”, afirma o diretor Arturo Ibarra.
Tendo como missão produzir e fornecer aço de qualidade e de forma competitiva, gerando renda, emprego, desenvolvimento local e qualidade de vida, a Simec Cariacica tem previsto projeto de modernização, com investimentos da ordem de 50 milhões de dólares. Esses investimentos irão contribuir para o aumento da capacidade de produção, a ampliação da linha de produtos e a melhoria da eficiência produtiva e dos controles ambientais.
A empresa possui três certificações que atestam o compromisso com a qualidade, a segurança, a saúde e as pessoas: ISO 9001:2000, relacionada ao Sistema de Gestão de Processos; ISO 14001, ligada ao Sistema de Gestão Ambiental; e ISO 45001, de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
Sistema de Depoeiramento e Programa Ar Limpo estão entre iniciativas ambientais
Com o objetivo de minimizar os impactos ambientais de suas atividades, contribuir para a qualidade de vida e crescer de forma sustentável, a Simec Cariacica investe em tecnologias e desenvolve uma série de ações de rotina. Entre elas estão o Sistema de Despoeiramento, que tem a função de filtrar os gases gerados nos processos de produção da Aciaria, fazendo com que o material particulado contido neles seja retido. Para aprimoramento da eficiência e manutenção do sistema, ao longo dos quatro anos, foram investidos R$ 25 milhões.
O Programa Ar Limpo é outra ação com foco na qualidade do ar. Os caminhões que fazem a entrega de sucata de aço passam por vistorias aleatórias para a medição do nível de monóxido de carbono nos escapamentos. Os que estiverem em desacordo com a legislação precisam passar por manutenção para continuarem tendo acesso à empresa.
A Simec Cariacica também mantém um cinturão verde, com 567 mil metros quadrados, composto por espécies como eucalipto, leucena, oiti, aroeira, bambu e casuarina, funcionando como uma barreira para minimizar impactos de ruído. Já com o objetivo de dar uma melhor destinação do ponto de vista ambiental para o agregado siderúrgico oriundo dos seus processos produtivos, a Simec Cariacica ampliou a parceria com empresas e órgãos públicos.
Com cerca de 30 mil metros quadrados de vias internas de circulação pavimentadas, a empresa investe na varrição e umectação de vias. Em novembro, adotou um sistema mais moderno de varrição mecânica para aumentar a eficiência do serviço, com um caminhão que, além de varrer a via, pulveriza água para evitar que o vento movimente poeira.
Já a umectação é feita diariamente, com reuso da água (não potável) dos processos produtivos, por dois caminhões-pipa. A Simec Cariacica é referência, reutilizando 92% da água (não potável) desses processos, volume economizado que corresponde ao suficiente para abastecer uma cidade com 450 mil habitantes.
Parceria com a comunidade
A Simec Cariacica se reúne uma vez por mês com lideranças comunitárias, no encontro chamado Grupo de Acompanhamento, que tem também a participação de representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde. Nessas reuniões, a empresa apresenta as ações em andamento, esclarece dúvidas e ouve as demandas das comunidades.
A empresa contribui, ainda, com projetos de políticas públicas, como é o caso da Calçada Cidadã. Um exemplo está em Jardim América, onde, desde fevereiro, os moradores passaram a contar com uma calçada cidadã na avenida Espírito Santo, localizada ao lado da Simec Cariacica. A calçada é resultado de investimento da empresa visando proporcionar melhor acessibilidade e segurança para os pedestres que circulam no local. Com 700 metros de extensão, a calçada possui piso antiderrapante, não trepidante, é livre de obstáculos e foi projetada conforme as normas do Plano Diretor Municipal.