UP oferece o Novo Ensino Médio a partir de 2022

Compartilhar

Publieditorial
Geral

UP oferece o Novo Ensino Médio a partir de 2022

Depois do sucesso das turmas bilíngues de Ensino Fundamental II, a escola promete um novo ensino médio inovador e motivador

Há 21 anos no mercado, de olho nas necessidades dos estudantes do Brasil e do mundo, e após o sucesso da implantação das turmas bilíngues do ensino fundamental II, que já formam alunos com plenitude no domínio da Língua Inglesa, o UP Centro Educacional traz mais uma novidade para 2022: a implantação do “Novo Ensino Médio”.

Inicialmente, conforme determinado pelo Ministério da Educação (MEC), serão contempladas as turmas de 1ª série do ensino médio. Posteriormente, as turmas de 2ª série (em 2023) e de 3ª série (em 2024).

No UP, o aluno poderá escolher qual turma seguir de acordo com suas preferências e com suas aptidões após completar o 9º ano.

A escola oferecerá a “Turma Mundo” (regime regular de aulas pela manhã ou à tarde) e a “Turma de Medicina” (regime semi-integral com aulas de manhã e também à tarde duas vezes por semana). 


Foto: Divulgação / UP Centro Educacional
A Diretora Pedagógica de Ensino Médio do UP Centro Educacional, Profª. Beatriz Magnoni, acredita que a nova matriz escolar trará uma nova experiência de ensino para os alunos.

Para a Diretora Pedagógica de Ensino Médio do UP Centro Educacional, Profª. Beatriz Magnoni, a proposta de uma nova matriz curricular para o ensino médio traz grandes oportunidades. “A carga horária foi ajustada para 1000 horas relógio/ano. O currículo foi dividido entre as disciplinas da Formação Geral Básica (FGB), de acordo com as Áreas de Conhecimento, e dos itinerários formativos.” diz.

Ela ainda conta que as disciplinas da FGB são tradicionais do ensino médio e obrigatórias, enquanto as disciplinas dos IF são criadas pela escola, de acordo com os interesses da comunidade escolar e da sua proposta pedagógica. “Elas estão relacionadas ao aprofundamento das disciplinas de interesse dos alunos e a temas diversos, como as atualidades e a formação cultural. Além disso, teremos também a disciplina de Projeto de Vida, com foco na organização futura da vida do estudante”, explica a diretora Beatriz.

O Diretor Presidente do UP, Prof. Fábio Portela, opina que o novo formato trará benefícios para o aluno durante toda a vida, inclusive no momento de escolher qual profissão seguir e na posterior entrada no mercado de trabalho. Além disso, frisa que “nossa escola se preparou muito para este momento. Foram inúmeras reuniões da equipe pedagógica para chegarmos ao que consideramos ideal para os nossos estudantes. Temos certeza de que ofereceremos o que há de melhor na montagem da matriz curricular e daremos continuidade a um ensino de excelência já conhecido pela comunidade em nossas unidades UP”, ressalta Portela.

Foto: Divulgação / UP Centro Educacional
O Diretor Presidente do UP, Prof. Fábio Portela, reflete que o novo método de ensino trará benefícios para a vida toda, em qualquer carreira que o aluno escolher. 

Vale lembrar que no ensino fundamental II (turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos), graças a uma parceria com a SIMPLE Bilingual Education, o colégio continua apto e certificado a aplicar os principais testes de proficiência do mundo (TOEFL | TOEIC Cambridge) para os alunos de todas as unidades. Todos possuem aulas de inglês todos os dias, além, é claro, de projetos pedagógicos bem interessantes e de uma vasta matriz curricular com as outras disciplinas, incluindo, a matemática financeira.

TURMA MUNDO

A Turma Mundo será ofertada para os turnos matutino ou vespertino. Ela possui uma abordagem global ao preparar o aluno como cidadão do mundo e, principalmente, dar a ele condições de prestar vestibulares, incluindo o ENEM, para qualquer carreira existente no mercado, independente da área (humanas, exatas ou biomédicas).

As novas disciplinas da turma são:

- Fenômenos Naturais: Disciplina multidisciplinar envolvendo Química, Física e Biologia, trazendo a ciência para dentro do dia a dia do aluno;
- Projeto de Vida: O objetivo dessa disciplina é ajudar o aluno a planejar e a organizar seu futuro;
- Praticando Matemática: Aula exclusiva para resolução de questões da prova do ENEM;
- Produção de Texto: Duas aulas semanais para que o aluno, no decorrer do ensino médio, aprimore sua escrita.
- Atualidades: Essa disciplina mantém o aluno atualizado para os temas mais prováveis nas provas de Redação.

Opção extra para alunos da Turma Mundo

Os alunos do turno matutino terão a opção de duas tardes de aulas de aprofundamento, como preparação para os vestibulares militares e para engenharias.*

PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES MILITARES E ENGENHARIAS

1ª Série - Ensino Médio - 2 TARDES POR SEMANA
Local: Unidade Praia do Canto; Horário: das 14h às 17h20.
Terça-feira
Das 14h às 15h30 - Matemática;
Das 15h50 às 17h20 - Física.
Quinta-feira
Das 14h às 15h - Português;
Das 15h10 às 16h10 - Inglês;
Das 16h20 às 17h20 - Química.

*Há um custo extra para que o aluno participe desse projeto. Consulte a secretaria da unidade.

TURMA SEMI-INTEGRAL DE MEDICINA

A turma semi-integral de Medicina possui uma preparação diferenciada, visando qualquer vestibular dessa área no país, além de uma preparação super reforçada para o ENEM. A ideia dessa turma se dá pelo fato de que, hoje, conseguir uma vaga em Medicina em qualquer instituição, seja ela privada ou pública, seja via ENEM ou não, é uma tarefa muito mais difícil do que para qualquer outro curso. Por essa razão, esse tipo de turma possui uma carga horária 30% maior.

Vale ressaltar que a turma de Medicina também está aberta a alunos que querem, por razões variadas, ter uma preparação mais forte, mesmo que sua área de atuação pretendida não seja a Medicina, mas seja, por exemplo, para fazer vestibulares em outros estados, ou até para tentar vagas via ENEM nas faculdades mais concorridas do país.

ATENÇÃO: A Turma de Medicina conta com uma carga horária mais ampla e, por isso, possui aulas também no turno vespertino. Nas unidades de Vila Velha e Praia do Canto, as aulas ocorrem na segunda-feira e quarta-feira. Já nas de Jardim da Penha e Jardim Camburi, terça-feira e quinta-feira. 

As novas disciplinas desta turma são:

- Projeto de Vida: O objetivo é ajudar o aluno a planejar e a organizar seu futuro;
- Atualidades: Essa disciplina mantém o aluno atualizado para os temas mais prováveis nas provas de Redação;
- Aprofundando em Química e em Biologia: Prepara o nosso aluno para o ENEM e para qualquer outro vestibular do país;
- Reforço em Matemática: Com carga horária diferenciada, busca a excelência numa disciplina que, em geral, traz grandes dificuldades aos alunos.
- Interpretação de Texto: Disciplina que contribui diretamente para o entendimento de todas as ciências;
- Praticando Física: Aula exclusiva para resolução de questões das provas do ENEM;
- Fenômenos Naturais: Disciplina multidisciplinar envolvendo Química, Física e Biologia, trazendo a ciência para dentro do dia a dia do aluno;
- Produção de Texto: Duas aulas semanais para que o aluno, no decorrer do ensino médio, aprimore sua escrita.

Foto: Divulgação / UP Centro Educacional
Em 2019, os alunos do UP estiveram no Cinemark do Shopping Vitória para o aulão de matemática ministrado pelo Professor Favalessa, às vésperas do Enem. Foram usadas 3 salas de cinema com aproximadamente mil alunos ao todo. 


BOLSÃO

O UP Centro Educacional já está recebendo novas matrículas para o ano letivo de 2022. O bolsão já ocorreu, mas as famílias podem enviar as notas do aluno para o e-mail da direção da escola em cada unidade. Os diretores farão análise do desempenho do aluno e retornarão com descontos que podem ir até 50% de bolsa. Outra opção é agendar pessoalmente com a direção da escola pelo 27 3325-1001.

E-mails para envio de notas:

Unidade Vila Velha - [email protected]
Unidade Praia do Canto - [email protected]
Unidade Jardim da Penha - [email protected]
Unidade Jardim Camburi - [email protected] 

PROJETOS PEDAGÓGICOS

O UP também oferece inúmeros projetos pedagógicos para todas as turmas, como concurso de redação, Projeto Olimpíadas Externas, Olimpíadas de Biomédicas, de Humanas e de Exatas, Mostra Cultural, jogos estudantis, Projeto Viva Gentileza, viagens pedagógicas, monitoria, Semana de Informação e Profissional.

SISTEMA ÉTICO DE ENSINO

Com mais de 15 anos de existência, em mais de 500 escolas pelo Brasil, tem por objetivo aproximar a prática da sala de aula às principais tendências educacionais do mundo contemporâneo, a fim de oferecer, com rigor conceitual, não só a reflexão pedagógica, mas as melhores soluções tecnológicas de ensino e de aprendizagem.

O material é composto por apostilas, Portal ÉTICO Digital, aplicativo PLURALL e Revista ATUALIZA. Assim como monitoria online, Caderno Digital, e Mensageria Notifica que estão inseridos no PLURALL. 

SERVIÇO:

UP CENTRO EDUCACIONAL

Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries)
Pré-Vestibular

UNIDADES
Vitória: Jardim da Penha, Jardim Camburi, Praia do Canto.
Vila Velha: Itapoã.
Telefone da Central de Atendimento: (27) 3325-1001
Site: upvix.com.br/
Facebook: facebook.com/upvix
Instagram: @upvix