Especialistas destacam importância do contato com a natureza para desenvolvimento das crianças
Cada vez mais, escolas em todo o país têm incorporado a natureza nas salas de aula, seguindo pesquisas que evidenciam os benefícios de integrar a natureza à educação. O contato com a natureza promove às crianças desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social de maneira única
Brincar ao ar livre e viver experiências de contato com a natureza, com o pé no chão, são hábitos cada vez menos comuns na rotina das crianças, tendo em vista a imensa oferta de eletrônicos que costumam já ser ofertados pelos responsáveis nos primeiros anos de vida das crianças. É raro ver uma criança trocar o futebol do videogame pelo real, com os amigos. Na contramão desse cenário, para incentivar o convívio com o meio ambiente, escolas ao redor do mundo têm investido na combinação entre educação e natureza. As Nature Based Preschools (“pré-escolas baseadas na natureza”, em tradução livre) têm sido, cada vez mais, a opção de escolha dos responsáveis, tendo em vista os inúmeros benefícios promovidos pela aliança entre educação e vivências com a natureza. Em Vitória, a Upuerê Educação Infantil, se destaca como referência neste tipo de educação no ES desde 1993.
São incontáveis os benefícios oferecidos pelo contato com a natureza ao desenvolvimento intelectual, social, físico, mental, cognitivo e emocional das crianças. De acordo com o manual “Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes”, elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o convívio com a natureza na infância melhora o controle de doenças crônicas - como diabetes, asma, obesidade, entre outras -, favorece o desenvolvimento neuropsicomotor e reduz os problemas de comportamento, além de proporcionar bem-estar mental, equilibrar os níveis de vitamina D e diminuir o número de visitas ao médico. As experiências de contato com a natureza ajudam, também, a fomentar a criatividade, iniciativa, autoconfiança, capacidade de escolha, de tomar decisões e resolver problemas, o que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento de múltiplas linguagens e a melhora da coordenação psicomotora.
Com 3.000m² de área, a Upuerê proporciona às crianças experiências enriquecedoras na natureza.
“Nós acreditamos na educação capaz de tornar as crianças cidadãs do mundo. Nosso objetivo é formar indivíduos capazes de produzir e criar, e não apenas de repetir. Por isso, estimulamos o interesse, curiosidade e desenvolvimento das crianças por meio de diferentes experiências na natureza, sempre sob supervisão de educadores especializados. Grande parte das nossas aulas são ao ar livre, em que a criança aprende com, sobre e na natureza. Estimulamos as sensações das crianças por meio do uso de materiais encontrados no nosso quintal, como folhas, galhos, terra e areia. Há 28 anos estabelecemos uma metodologia de ensino baseada na natureza, com ensino pé no chão e, desde então, colhemos frutos enriquecedores”, destaca Aparecida Epichin, diretora pedagógica da Upuerê.
Contato com a natureza para desenvolvimento das crianças
De acordo com pesquisas, a interação com ambientes naturais permite que as crianças aprendam fazendo e experimentando ideias. Na natureza, as crianças pensam, questionam e criam hipóteses, o que auxilia no desenvolvimento de mentes cada vez mais inquisitivas. Essas experiências oferecem aprendizado real e autêntico como nada mais pode oferecer. À medida que as crianças assumem riscos, tentam e fracassam, elas ganham resiliência e confiança. Por isso, no ensino da Upuerê, as crianças são estimuladas a:
- Observar as nuvens;
- Subir em árvores;
- Pular em poças d’água;
- Ouvir pássaros cantando;
- Sentir na palma da mão as diferentes texturas das árvores, folhas e plantas;
- Experimentar a sensação de pisar na grama verdadeira;
- Sentir o cheiro de terra molhada e das plantas;
- Coletar / plantar sementes;
- Construir bonecos, carros com galhos;
- Praticar habilidades de observação e escrita por meio de registro no local natural;
- Projetar abrigos com objetos encontrados, como lama, gravetos e folhas, enquanto descobre as propriedades dos materiais e seus usos.
Ensino baseado na natureza que promove benefícios perceptíveis
Todos os benefícios já citados do ensino pautado pelo contato com a natureza são perceptíveis, principalmente, nas crianças de 0 a 5 anos.
“Tenho duas filhas gêmeas que estudam na Upuerê e notei diferenças individuais em cada uma graças ao ensino oferecido com contato no meio ambiente e com o convívio com as crianças de diferentes faixas-etárias. Hoje elas estão mais independentes, comem sozinhas e, inclusive, tiveram melhora na fala”, relata Karoliny Veronese, pediatra e mãe de duas alunas que estudam na Upuerê.
Ensino bilíngue dinâmico e efetivo
Uma pesquisa realizada pelo Kings College, de Londres, e pela Brown University, em Rodhe Island, analisou cerca de 108 crianças com idades entre um e seis anos. A conclusão aponta que qualquer influência ambiental sobre o desenvolvimento do cérebro será mais forte na infância, o que explica que introduzir crianças em um ambiente bilíngue antes dos quatro anos aumenta a chance de elas dominarem ambas as línguas. Na Upuerê, o ensino da língua inglesa acontece de forma lúdica e em contextos que fazem sentidos às crianças, com experiências de contato com a natureza. A maior parte das aulas são realizadas no quintal da escola, com uso de materiais que as crianças encontram na própria natureza e que estimulam as sensações.
Ainda segundo a diretora pedagógica da escola, o formato do aprendizado, parte da metodologia de ensino adotada, também influencia e instiga o interesse das crianças pelo segundo idioma.
“Nossas aulas são em inglês e não de inglês. Ensinamos a língua de uma forma lúdica e prática, como as crianças nativas aprendem, com constante contato e vivência. Tudo para que nossas crianças possam ter acesso a todos os benefícios de contar com uma vivência bilíngue logo no início da vida escolar”, completa Aparecida.
Atividades complementares potencializam o desenvolvimento das crianças
Na Upuerê, também são oferecidos cursos complementares para promover experiências ainda mais enriquecedoras para as crianças, como aulas de capoeira, aulas de música, cultura digital, motrivivência, expressão corporal e estudos do meio. São opções que ajudam a potencializar e desenvolver o aprendizado das crianças em diversas áreas, além de ensinar valores e estimular o trabalho em equipe. As aulas acontecem em contexto lúdico, com objetivo de torná-las ainda mais atrativas e, assim, reforçar a participação e integração das crianças.
Conheça mais sobre a escola inovadora e criativa que integra a natureza em sua metodologia de ensino: https://www.upuere.com.br/.